NOTÍCIAS
Saúde
Hemoam envia 4.800 bolsas de plasma para a produção de medicamentos na Suíça
Foto: Divulgação/Hemoam

O plasma, antes descartado, agora será transformado em medicamentos hemoderivados a serem distribuídos pelo SUS

Nesta sexta-feira (22/08), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enviou o primeiro carregamento de plasma excedente à Hemobrás, com destino para produção de hemoderivados (medicamentos) pela Octapharma, na Suíça.

 

A primeira remessa contou com 4.800 unidades de plasma que foi transportada por uma equipe especializada em logística de material biológico. O envio marca o início de uma nova fase para a saúde no Amazonas, garantindo que o plasma antes descartado seja transformado em medicamentos hemoderivados de alto custo, que serão distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

 

“Esses medicamentos vão servir para toda população brasileira, especialmente os hemofílicos. São medicamentos muito caros e essa indústria. O plasma enviado é extraído da bolsa de sangue dos doadores do Hemoam, quando esse componente do sangue não é utilizado na rotina de transfusões”, frisou o diretor técnico do Hemoam, Dr Sérgio Albuquerque.

 

Veja também

 

Prefeitura discute cooperação técnica com instituição de ensino superior para estágio em unidades de saúde

 

Prefeitura de Manaus reforça rede de saúde para diagnóstico precoce da hanseníase

 

 

O credenciamento do Hemoam para o envio de plasma foi homologado no mês de julho passado, após um rigoroso processo de auditoria. A aprovação confirma que o nível de qualidade do Hemoam atende aos mais elevados padrões internacionais.

 

Fotos: Divulgação/Hemoam

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

“Fazer parte dessa rede é o resultado direto da seriedade na gestão, do comprometimento técnico e do rigor na produção de hemocomponentes no Amazonas. É um avanço histórico. O que antes era descartado, gerando custo, agora será transformado em medicamento para muitos pacientes”, destacou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.