29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
11/05/2020

Hidratação dos pés à cabeça! Aprenda os cuidados com cada parte do corpo. CONFIRA

Foto: Reprodução

Com o outono, a pele pode sofrer com ressecamento e envelhecimento precoce; saiba como evitar

O outono está entre nós e com ele vem as temperaturas baixas e tempo seco. Essas condições podem refletir em nossa pele e prejudicar a hidratação de algumas áreas. A pele é o maior órgão do corpo e precisa de cuidado e atenção tanto quanto qualquer outro.

 

Apesar de uma só, a pele tem características e necessidades diferentes em cada parte do corpo. Por exemplo, a pele da pálpebra e área dos olhos é mais fina do que a dos pés ou mãos. Portanto, a hidratação é também diferente.

 

“A hidratação é fundamental para a saúde da pele, pois recupera as características normais do tecido, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, o que resulta em uma pele mais viçosa e saudável. Além disso, feita adequadamente mantém a barreira cutânea em funcionamento, protegendo contra a perda d’água e a ação de germes, micro-organismos e substâncias irritantes ou alergênicas”, explica o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

 

Veja também

 

Sem tempo para você? Conheça cuidados de beleza no banho

 

Máscaras à base de arroz que deixarão sua pele como porcelana

Você sabe como hidratar cada parte do seu corpo de maneira correta? Será que só um creme hidratante serve para todo o corpo? Jardis deu algumas dicas sobre os processos de hidratação, confira abaixo:

 

Como hidratar o rosto?

 

Babosa para o rosto: saiba como usar a planta para cuidar da pele


A face é mais sensível que o restante do corpo, por isso necessita de maior atenção e cosméticos específicos . É importante usar o produto adequado para o rosto podendo conter, além de substâncias hidratantes, princípios ativos antienvelhecimento, calmantes ou que estimulem a produção de colágeno. Entre os ativos mais recomendados, estão: Hyaxel, Arct-Alg, Progenitrix, Sculptessence e Epidermosil.

 

“Peles mais oleosas necessitam de produtos com secagem rápida, oil free, geralmente em séruns e loções; enquanto para as peles mais secas o mais indicado é o uso de cremes ricos em ômegas”, afirma o médico.

 

Como hidratar os lábios?

 

Preenchimento labial é apenas para dar volume? Conheça os demais ...


Muitas pessoas esquecem de hidratar os lábios e eles também podem sofrer com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce. Mulheres que usam batom levam vantagem, pois muitos possuem propriedade hidratante.

 

Porém, a melhor opção para a hidratação dos lábios são os Lip Balms. “Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. Os melhores promovem fotoproteção também. O ideal é levar o produto sempre com você, para passar diversas vezes ao dia”, afirma o dermatologista . O mesmo cuidado com o rosto pode ser estendido ao pescoço e colo.

 

Como hidratar as mãos e os cotovelos?

 

Cuidados com as Mãos


Além da desagradável sensação de aspereza ao toque, a falta de hidratação nas mãos pode causar fissuras e até descamamentos na superfície da pele. Por isso, é importante investir em um hidratante específico para as mãos, que deve ser aplicado várias vezes ao dia.

 

Segundo Jardis Volpe, o ideal é que estes cosméticos contenham substâncias à prova d’água, pois assim o hidratante não sairá totalmente quando você lavar as mãos. “É importante também que o creme hidratante para as mãos possua ureia em sua formulação, pois este ativo promove uma espécie de proteção para que elas não percam muita água e mantenham-se hidratadas. Além disso, a ureia é um ótimo esfoliante, auxiliando na diminuição da espessura da pele e colaborando para a melhor penetração dos ativos”, completa. O mesmo creme pode ser passado nos cotovelos.

 

Como hidratar o corpo?

 

Hidratante corporal - existe jeito certo de usar? - VilaMulher


A pele do corpo tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca, podendo assim receber loções e cremes mais espessos e pesados, mas vale a pena investir também em ativos como o ácido hialurônico DSH CN e Hydroxyprolisilane CN. O uso de hidratantes no corpo evita o aparecimento de marcas como estrias e manchas.

 

“Existem produtos que permitem que a hidratação do corpo seja feita dentro do banho, logo após o enxágue do sabonete. Os In-Shower, como são chamados, são ótimos, principalmente para quem não tem problemas de pele seca, pois promovem uma hidratação eficaz e evitam que você tenha que passar inúmeros cosméticos depois”, afirma o médico.

 

Se você optar por não usar um hidratante durante o banho, o ideal é que passe imediatamente após o banho, pois é o período de maior aproveitamento do efeito do cosmético. Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto.

 

Como hidratar os pés?

 

Como Hidratar Os Pés No Inverno | Beleza Cultura Mix

Fotos: Reprodução


Por ter a pele mais espessa e resistente em relação a outras áreas do corpo, os pés também precisam de cuidados diários, pois o uso constante de sapatos, botas, saltos e sandálias e a menor quantidade de glândulas sebáceas na região facilitam o ressecamento e o espessamento da pele.

 

“A pele da planta dos pés fica mais áspera, espessa e esbranquiçada por causa do acúmulo de queratina”, destaca Jarvis. Para prevenir este problema o ideal é apostar em produtos que proporcionam hidratação, relaxamento, proteção contra fissuras, descamações e contaminações por fungos e bactérias.

 

“Para evitar o espessamento do tecido, o recomendado é evitar sapatos muito apertados, que causem atrito ou feridas em determinada área dos pés, e utilizar calçados mais confortáveis com meias de algodão, que facilitam a respiração da pele. O uso de palmilhas e protetores também é interessante para reduzir as chances de o problema surgir”, completa o dermatologista.

 

Outras dicas para manter a pele sempre hidratada

 

Evite banhos quentes e demorados;


Não use sabonete de barra em excesso;


Invista em vitaminas orais como FC Oral, Bio-Arct e In.Cell

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Apesar de todos os cuidados com a pele citados acima, é importante consultar um especialista antes de montar sua rotina. “Apenas ele saberá quais os melhores métodos de hidratação para cada tipo de pele”, finaliza o médico. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.