16 de Junho de 2024 - Ano 10
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11/06/2024

Hipertrofia feminina: os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Foto: Reprodução

Saiba como usar a alimentação a favor dos seus objetivos para construir um físico atlético

Não importa se é homem ou mulher: o ganho de massa muscular é essencial para a saúde e condição física. Porém, o caminho não é igual para todas as pessoas, e é importante escolher os alimentos certos para ajudar no processo de hipertrofia.

 

“Para ganhar massa muscular, as mulheres devem consumir proteína de forma adequada e levar em consideração não apenas a quantidade, mas também a distribuição ao longo das refeições”, explica a nutricionista Serena del Favero, do Hospital Albert Einstein.

 

Também existem diferenças na composição do cardápio para quem está no início da vida adulta, adolescente, adulta e idosa. As principais influências são o crescimento, exercício físico, metabolismo e mudanças hormonais.“Por exemplo: se comparadas às adultas e idosas, as adolescentes têm uma necessidade energética maior devido ao rápido crescimento e desenvolvimento. Nas mulheres adultas, a ênfase é na manutenção da saúde em geral e as necessidades podem variar dependendo do estilo de vida.

 

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A preocupação maior nas idosas é com a saúde óssea, manutenção da massa muscular e prevenção de doenças crônicas”, detalha Serena.“Com o objetivo de ganho de massa muscular, o foco deve ser maior na inclusão do que na exclusão, mas sempre bom evitar alimentos processados e ricos em açúcares adicionado, bebidas açucaradas e refrigerantes, gorduras saturas e trans e o excesso de bebidas alcoólicas”, orientou.

 

Musculação e hipertrofia: aumento da massa com exercícios - Lion Fitness

Foto: Reprodução

 

O surgimento dos resultados vai de acordo com a condição de uma pessoa, como a genética, intensidade do treinamento, dieta, idade e nível de condicionamento físico inicial.“Estabelecer expectativas realistas é fundamental. O ganho de massa muscular ocorre em um ritmo mais lento do que a perda de gordura. Por isso, definir metas alcançáveis e mensuráveis ajuda a manter a motivação”, finalizou Serena del Favero.

 

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Treino bem elaborado, tempo de descanso e hidratação são “itens” indispensáveis para esse objetivo. “É necessário fazer exercícios físicos, principalmente musculação, regularmente e seguir uma dieta rica em proteínas e carboidratos”, aconselhou em contato com o Sport Life a nutricionista Jéssica Rodrigues.“A massa magra compõe as partes do corpo humano que não são formadas por gordura, como músculos, ossos e órgãos. Ela deixa o corpo mais definido e ainda ajuda a prevenir várias doenças, a fortalecer os ossos e a acelerar o metabolismo”, termina Jéssica.

 

Fonte: Sport Life

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