24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
27/12/2020

Homem-bomba suicida cometeu explosão em Nashville, dizem autoridades

Foto: Reprodução

Forte explosão abalou o centro de Nashville, nos EUA

Testes de DNA conduzidos em restos humanos encontrados nos destroços do atentado no Natal em Nashville, Tennessee, correspondem a um homem de 63 anos que foi identificado como suspeito na investigação, disseram autoridades policiais no domingo.

 

As autoridades disseram que o homem, identificado como Anthony Quinn Warner, morreu na explosão.

 

— Anthony Warner é o homem-bomba — afirmou Donald Cochran, procurador do Middle District do Tennesse, em entrevista coletiva na tarde de domingo. — Ele estava presente quando a bomba explodiu e morreu na explosão.

 

Veja também

 

Homem mata sete em ataque com faca na china

 

No Natal, padre italiano incentiva fiéis a beberem vinho: 'Sinal de vida eterna'. VEJA VÍDEO

 

Policiais disseram que não havia indícios de qualquer outra pessoa envolvida no atentado, e que a investigação continua sobre os possíveis motivos por trás disso.

 

Agentes federais revistaram uma casa pertencente a Warner no sábado em Antioquia, Tennessee, a cerca de 18 quilômetros do local da explosão. Imagens do mesmo edifício de março e maio de 2019, capturadas no Google Street View, mostram um trailer no quintal que parece semelhante ao que a polícia diz ter sido detonado.

 

Warner já trabalhou com eletrônica, tendo sido um especialista em tecnologia da informação para empresas da área de Nashville. Ele também tinha um negócio de alarmes contra roubo que foi registrado no Tennessee de 1993 a 1998, de acordo com registros estaduais.

 

Várias dezenas de investigadores do FBI e do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos começaram a vasculhar um prédio de tijolos em Antioquia, um bairro de Nashville, na manhã de sábado. Imagens do mesmo edifício de março e maio de 2019, capturadas no Google Street View, mostram um trailer no quintal que parece semelhante ao que a polícia diz ter sido detonado.

 

O FBI pôs mais de 250 agentes para investigar a explosão, que feriu três pessoas. Ao menos 500 pistas estão sendo investigadas pelo órgão, .

 

A explosão, que aconteceu no fiim da madrugada de sexta-feira, atingiu fortemente o bairro, que costuma atrair milhares de pessoas todas as noites. Autoridades locais afirmaram que ninguém morreu com a detonação do carro, exceto o próprio homem-bomba.

 

Alerta antes da explosão


Antes da explosão, uma mensagem bizarra soou do trailer, avisando que uma bomba iria detonar em 15 minutos. Em seguida, começou uma contagem regressiva intercalada com música, segundo disse a polícia.

 

A corporação já havia sido acionada ao centro da cidade após receber uma chamada de emergência sobre "tiros disparados" na região. Ao ouvir o alerta, os agentes começaram a bater de porta em porta e evacuar as pessoas.

 

A moradora do bairro Betsy Williams disse que ouviu o que pensou serem tiros e mais tarde notou o trailer estacionado do outro lado da rua de seu apartamento. A moradora conta que, quando a gravação, que parecia a voz de uma mulher, começou a contagem regressiva, ela e sua família abandonaram o apartamento e correram para um local seguro.

 

— Ele começou a reproduzir essa mensagem. "Evacue agora. Este veículo tem uma bomba e vai explodir. Evacue agora" — relembra Williams. — Não é como o mau tempo ou um incêndio ou algo parecido. Você fica: "ok, isso é sério?". Bem, era.

 

A polícia no local acionou o esquadrão antibombas, mas a equipe chegou tarde demais. O motorhome explodiu por volta das 6h30. Williams assistiu à explosão de longe.

 

Interrupções na AT&T e voos suspensos


As consequências da detonação foram extensas. Vidros e destroços se espalharam pelo centro da cidade. As árvores foram carbonizadas pelas chamas da explosão, e canos de água quebrados expeliam água.

 

O abalo também danificou o prédio da AT&T, empresa de telecomunicação, causando paralisações generalizadas do serviço que continuaram no sábado. A explosão afetou alguns serviços de celular em partes de Tennessee, Kentucky e Alabama, e prejudicou a comunicação de 20 ou mais centrais de atendimento de emergência, segundo informou o governador do estado, Bill Lee.

 

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla inglês) também precisou interromper temporariamente os voos do Aeroporto Internacional de Nashville por causa dos problemas de telecomunicações causados pela explosão. A agência também classificou a área de cerca de 1,6km no entorno de onde o carro explodiu como “espaço aéreo de defesa nacional”, o que significa que os pilotos ficaram proibidos de sobrevoar o local sem autorização especial.

 

Governador pediu ajuda a Trump


As autoridades disseram que pelo menos 41 empresas — incluindo vários prédios históricos — foram danificadas pela explosão. Um dos prédios próximos ao trailer desabou.

 

Na manhã de sábado, Lee, que é republicano assim como o presidente Donald Trump, visitou o local da explosão e compartilhou uma carta que escreveu a Trump, pedindo-lhe que declarasse um desastre de emergência para o Tennessee e enviasse ajuda federal para ajudar na recuperação, dada a "gravidade e magnitude" da destruição.

 

Já o prefeito de Nashville, John Cooper, um democrata, prometeu que a área afetada seria reconstruída rapidamente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

— [O ataque] tinha como objetivo criar caos e medo nesta época de paz e esperança — disse Cooper.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.