Um estudo analisou quase 3 mil idosos e o horário em que eles tomavam café da manhã
A coluna Claudia Meireles se deparou com um artigo sobre a hora de tomar café da manhã. Publicado na revista científica Communications Medicine no mês passado, o estudo Trajetórias de horários das refeições em idosos e suas associações com morbidade, perfis genéticos e mortalidade evidencia que o momento escolhido para fazer a refeição tende a proporcionar benefícios ou malefícios ao funcionamento do organismo.
“Idosos são vulneráveis à ingestão inadequada de alimentos devido a mudanças na saúde e no ambiente; caracterizar o horário das refeições pode subsidiar estratégias para promover um envelhecimento saudável“, escreveram os autores da pesquisa no resumo. Os estudiosos analisaram os dados de 2.945 indivíduos em Manchester, na Inglaterra, durante os anos de 1983 a 2017.
Veja também

Veja hábitos que podem causar danos à audição
Entre os resultados observados, os autores notaram que a idade avançada está associada a horários de café da manhã e jantar mais tardios, o que ajuda a resultar em “doenças físicas e psicológicas, incluindo fadiga, depressão, ansiedade, multimorbidade e problemas de saúde bucal.”
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Para discorrer a respeito da pesquisa, o médico Arthur Rocha foi acionado. De acordo com o nutrólogo, não há um horário universal “ideal” para todas as pessoas tomarem café da manhã. Ele ressalta que fazer a refeição matinal mais cedo, isto é, relativamente logo ao acordar, tende a ser mais favorável para a saúde metabólica, especialmente quando alinhada ao relógio biológico, também chamado de ritmo circadiano.
Fonte: Nexo