19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
19/04/2023

Horário pode alterar eficácia de medicamentos para pressão, diz estudo

Foto: Reprodução

Um estudo feito na Universidade de Waterloo, no Canadá, sugere que o horário do dia em que pacientes hipertensos tomam a medicação para o controle da pressão arterial pode alterar a eficácia do tratamento. A descoberta é baseada no entendimento do ciclo circadiano.

 

Popularmente conhecido como relógio biológico, o ciclo circadiano é um processo interno natural que regula fatores como o ciclo sono-vigília e a função renal dentro do período de 24 horas – de acordo com a presença ou ausência da luz. Os resultados do estudo foram publicados no American Journal of Physiology – Renal Physiology em março.

 

“A cronoterapia, a adaptação da administração de medicamentos para corresponder aos ritmos circadianos do corpo, pode desempenhar um papel importante na melhoria da medicina personalizada moderna”, escreveu a autora correspondente do estudo, Anita Layton, em um comunicado.

 

Veja também 

 

Shots matinais podem trazer consequências à saúde bucal; entenda e saiba como evitar

 

Mirtilo: quais os benefícios desse fruto?

ATIVIDADE DOS RINS


Os pesquisadores da Universidade de Waterloo consideraram que os rins, particularmente, desempenham um papel crucial na regulação da pressão arterial, gerenciando os níveis de fluidos e eletrólitos no corpo.

 

A partir daí, eles usaram modelos matemáticos para simular a função renal de camundongos com o objetivo de avaliar a eficácia de diferentes medicamentos, como os diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio.

 

Ao medir a produção de urina e a excreção de sódio para cada tipo de terapia, os cientistas descobriram que a hora do dia impacta a eficácia do medicamento de forma diferente para cada categoria de diurético.

 

“Os diuréticos reduzem a pressão sanguínea ao direcionar a função renal para aumentar a quantidade de urina que o corpo excreta. Se não funcionarem corretamente, podem afetar negativamente a pressão sanguínea”, afirma Anita.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Os pesquisadores lembram que os humanos normalmente têm ciclos cicardianos diferentes dos camundongos – somos ativos durante o dia e inativos à noite –, mas os resultados dos testes sugerem que as pessoas podem tornar os planos de tratamento de pressão arterial mais eficazes escolhendo o melhor horário para tomar seus remédios.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.