NOTÍCIAS
Internacional
Houthis atacam petroleiro saudita no Mar Vermelho após ameaça de bloqueio naval
Foto: Mohammed Huwais/AFP

Ataques elevam as pressões sobre o Oriente Médio, onde o conflito entre EUA e Irã se intensifica com novos ataques confirmados entre a noite e a madrugada

O grupo rebelde Houthi, aliado do Irã no Iêmen, anunciou ter realizado ataques contra navios-petroleiros da Arábia Saudita nesta quinta-feira (23), após ameaçar bloquear a navegação na região. A ofensiva aumenta ainda mais a tensão no Oriente Médio, em meio à intensificação dos confrontos entre Estados Unidos e Irã.

 

Um dos navios atingidos foi o petroleiro Encelia, que navegava pelo Mar Vermelho. Segundo autoridades sauditas, a embarcação foi alvo de um ataque e um incêndio começou na parte dianteira do navio. A tripulação, no entanto, estaria em segurança. O ataque ocorreu a cerca de 70 milhas náuticas da costa da Arábia Saudita.

 

A ação acontece dias depois de os houthis anunciarem um bloqueio naval contra embarcações ligadas à Arábia Saudita. Uma missão naval da União Europeia já havia alertado sobre o risco elevado de ataques na região, especialmente contra navios associados aos Estados Unidos, Israel e à própria Arábia Saudita.

 

Veja também

 

Urso sobe em poste de energia, mobiliza equipes de resgate e morre eletrocutado nos EUA. VEJA VÍDEO

 

Canadá cancela inauguração de ponte com os EUA após Trump anunciar novas tarifas

 

A escalada também provocou reação no mercado internacional de petróleo. Com o Estreito de Ormuz fechado devido ao conflito entre EUA e Irã, o Mar Vermelho passou a ser uma das principais rotas alternativas para o escoamento da produção saudita. O barril de petróleo chegou a se aproximar dos US$ 100, aumentando a preocupação com os impactos sobre o abastecimento global.

 

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em conversa com jornalistas durante o encontro de países do Sudeste Asiático — Foto: Brendan Smialowski/AFP

Marco Rubio, em conversa com jornalistas durante

o encontro de países do Sudeste Asiático

(Foto: Brendan Smialowski/AFP)

 

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, acusou os houthis de terem sido influenciados pelo Irã para entrar diretamente no conflito regional. Enquanto isso, Estados Unidos e Irã registraram uma nova rodada de ataques, sem sinais de uma trégua imediata.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

Caso o bloqueio anunciado pelos houthis seja totalmente efetivado, especialistas estimam que cerca de 4% do petróleo mundial poderia deixar de chegar ao mercado. A Arábia Saudita atualmente utiliza a passagem pelo estreito de Bab el-Mandeb para exportar cerca de 3,6 milhões de barris de petróleo e combustíveis por dia. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.