19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
18/10/2019

HPS Zona Norte recebe duas certificações internacionais de qualidade

Foto: Divulgação

O reconhecimento foi dado pela maior certificadora da América Latina, a Fundação Vanzolini

 O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Zona Norte – Delphina Aziz é o primeiro hospital do Brasil a ter o projeto de construção com certificação ambiental internacional.

 

O documento foi entregue nesta quinta-feira (17/10) junto com certificação da ISO 9001/2015 que atesta que a unidade tem padrões internacionais nos serviços não assistenciais.

 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, nas regiões norte e nordeste, o hospital também se destacou sendo o único a ter a padronização da International Standard Organization (ISO 9001/2015) em serviços como a manutenção predial e de equipamentos clínico, a central de material esterilizado, a higienização, o processamento de roupas, a segurança patrimonial, o serviço de nutrição dietética, a tecnologia da informação e a gestão ambiental.

 

Veja também

 

Veículo bate violentamente em mureta e seus dois ocupantes ficam presos entre as ferragens na Avenida Torquato Tapajós

 

MAIS UM SUICÍDIO: Homem se joga da ponte Rio Negro e desaparece nas águas na tarde desta quarta-feira. VEJA VÍDEO!

 

“Estamos falando de um hospital público com uma estrutura comparável às melhores estruturas dos hospitais privados de São Paulo e dos grandes centros do Brasil. Então, é um motivo de muito orgulho receber essas certificações que reconhecem que, de fato, nosso hospital tem excelência na oferta de serviços não assistencial e na proteção ao meio ambiente com o Selo AQUA”, disse o secretário Rodrigo Tobias.

 

O reconhecimento foi dado pela maior certificadora da América Latina, a Fundação Vanzolini, ao Consórcio Zona Norte que é integrado pelo Estado do Amazonas e a Zona Norte Engenharia, Manutenção e Gestão de Serviços. A construção e administração do Delphina Aziz foi constituída a partir de uma Parceria Público Privada (PPP).

 

Selo AQUA

 

Segundo o representante da Fundação Vanzolini, Bruno Casagrande, o selo é a 1ª norma brasileira para certificação de construções sustentáveis. Ele utiliza 14 critérios internacionais para analisar os edifícios, da gestão da obra ao seu funcionamento posterior.

 

O HPS Zona Norte foi premiado por trabalhar a captação e reaproveitamento das águas das chuvas, a coleta seletiva de resíduos, a captação da luz natural, a redução do consumo de água, aplicando princípios de sustentabilidade para redução de impacto ambiental.

 

Estrutura e atendimento – O HPS Zona Norte teve a obra e o aparelhamento entregue em 2015 e, desde então, já atendeu somente no Pronto-Socorro mais 850 mil pacientes. No mesmo período, 250 mil pessoas foram internadas na unidade e mais de 1,2 milhão de exames de imagens foram realizados no parque de imagem, um dos mais avançados da América Latina, segundo o administrador hospitalar, Felipe Ruiz.

 

“Nós temos ressonância magnética de 1.5 tesla, nós temos tomografia de 16 canais, um centro cirúrgico completamente equipado com 11 salas. Temos os dois únicos bisturis ultrassônicos de todo o Amazonas aqui dentro do hospital, uma potência”, ressaltou Ruiz.

 

No HPS Zona Norte, o parque tecnológico permite exames como endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio X telecomandado, cardiologia com exame de papa holder, esteira ergométrica, eletrocardiograma, ecocardiograma e mamografia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Além disso, o hospital que tem 36 mil metros quadrados de área construída e 80 mil metros quadrados de área total, ainda dispõe de um parque de ambulatório com 30 consultórios, 272 leitos de internação e 50 leitos de UTI.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.