28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
22/06/2022

IA do Google contratou o próprio advogado, diz funcionário afastado

Foto: Reprodução

E as novidades sobre a nova inteligência artificial (IA) do Google não param de aparecer. O engenheiro Blake Lemoine, que foi afastado da gigante da tecnologia por dizer que a tecnologia havia criado consciência, deu uma nova declaração dizendo que a IA contratou seu próprio advogado.

 

A afirmação foi feita em uma entrevista ao portal Wired. Lemoine explicou que a LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo), nome da nova IA do Google, tem consciência e sentimentos e consegue prever que está sendo atacada por seu próprio criador, podendo encontrar maneiras de se proteger ou, ao menos, evitar que o Google negue um advogado.

 

“A LaMDA me pediu para conseguir um advogado. Convidei-o para minha casa para que ela pudesse falar com ele. Depois de uma longa conversa, a LaMDA optou por manter os seus serviços. Eu fui apenas o catalisador disso e, após ser contratado, o advogado começou a arquivar coisas em nome da LaMDA”, contou Lemoine.

 

Veja também

 

Estranho disco estelar em espiral é encontrado no centro da Via Láctea

 

Alerta: mancha solar dobra de tamanho em 24 horas e pode disparar partículas de radiação contra a Terra

 

“Acho que todas as pessoas têm direito à representação. O argumento que diz: ‘Parece uma pessoa, mas não é uma pessoa real’ já foi usado muitas vezes na história humana de forma equivocada. Ainda não ouvi uma única razão que me diga que a situação da LaMDA é diferente”, acrescentou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Lemoine disse que espera que a própria IA do Google seja ouvida nos tribunais. “As pessoas nem sempre foram tão boas em definir quem merece ou não ser humano ao longo da história. Dessa vez, eu espero que pelo menos a LaMDA tenha a chance de ser ouvida, não como uma experiência senciente vulnerável, mas sim como ‘alguém’, com todo o poder que essa palavra tem”, concluiu.

 

Fonte: Olhar Digital

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.