NOTÍCIAS
Geral
IBGE aponta que Brasil reduz sub-registro de nascimentos para menos de 1% pela primeira vez
Foto: Freepik

Percentual de 0,95% em 2024 representa o menor nível da série histórica, iniciada em 2015; maior incidência está no Norte e Nordeste, em especial Roraima, com 13,86%

O Brasil alcançou um novo marco histórico na área de registros civis. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país reduziu pela primeira vez a taxa de sub-registro de nascimentos para menos de 1%, indicando que quase todos os bebês nascidos estão sendo oficialmente registrados dentro do prazo legal.

 

O sub-registro é o indicador que mede os nascimentos que não são registrados no período previsto em lei. A queda para um patamar inferior a 1% é considerada um nível de cobertura próximo da universalização do registro civil no país.

 

De acordo com o IBGE, a melhora está ligada à ampliação do acesso aos cartórios, à gratuidade do registro de nascimento e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à identificação civil ainda nos primeiros dias de vida.

 

Veja também

 

Vídeo mostra momento em que van invade calçada, atropela e mata jovem filha de diplomata em Ipanema. VEJA

 

Estrela em recuperação judicial reúne clássicos como Susi, Banco Imobiliário e Pogobol e tenta reestruturar operação no Brasil

 

Especialistas destacam que o avanço representa também um ganho social importante, já que a certidão de nascimento é o primeiro documento de cidadania e garante acesso a serviços como saúde, educação e programas sociais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no  Facebook,  Twitter  e no  Instagram

Entre no nosso Grupo de  WhatApp,  Canal  e  Telegram  

 

O resultado coloca o Brasil entre os países com menor índice de sub-registro na América Latina e reforça a tendência de queda contínua registrada nos últimos anos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.