NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Idam e Embrapa levam nova variedade de mandioca para agricultores familiares de Lábrea
Foto: Divulgação/Idam

Iniciativa promete produzir 9,6 mil mudas que beneficiarão famílias rurais da região

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início à implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) de mandioca no Projeto de Assentamento (PA) Paciá, localizado na rodovia BR-230, no município de Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus). A iniciativa tem como objetivo incentivar o aumento da produtividade e contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva local, por meio da introdução da variedade de mandioca BRS 1668.

 

Segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Lábrea, Jefferson Pires, as mudas da variedade foram adquiridas por meio de parceria entre o instituto e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e é caracterizada pela alta produtividade, com média de até 40 toneladas por hectare, além do ciclo precoce, que permite colheita entre cinco e seis meses após o plantio.

 

“Estamos iniciando um processo de difusão de uma variedade de mandioca que traz tecnologia, eficiência e maior rentabilidade para o agricultor. Nossa meta é ampliar a produção, beneficiar mais famílias e fortalecer a economia local”, destacou o gerente.

 

Veja também 

 

Operação Arcanjo cumpre mandados de prisão preventiva de dois homens e uma mulher em Coari, interior do Amazonas

 

Mãe e filho são presos por crime de tráfico de drogas no município de Boa Vista do Ramos, interior do Amazonas. VEJA VÍDEO

A iniciativa faz parte do Projeto Prioritário (PP) de Mandioca, que teve início no dia 11 de setembro. Após concluída, a expectativa é que a UD produza 9,6 mil mudas, que serão distribuídas aos agricultores familiares atendidos pela Unidade Local do Idam/Lábrea. O trabalho é realizado, também, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lábrea, por meio da Secretaria de Produção, que forneceu o maquinário.

 

OTIMISMO

 

Foto: Divulgação/Idam

 

Segundo o agricultor Raimundo Bezerra da Silva, dono da propriedade que sediará a UD, essa parceria é muito importante para os agricultores familiares da região.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

“Com a variedade BRS 1668, teremos uma mandioca de qualidade, com produção maior e em menos tempo. Isso ajuda a garantir renda para a família e incentiva mais pessoas a permanecerem no campo”, frisou. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.