17 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
12/04/2024

Idam inicia ação de crédito e regularização de CPP e CAF em Parintins, neste domingo (14)

Foto: Arquivo/Idam

Os serviços, que serão oferecidos entre 14 e 26 de abril, tem como público-alvo pescadores artesanais e agricultores

Neste domingo (14/04), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) dá início a uma ação de crédito rural e regularização de documentos voltados para pescadores artesanais agricultores familiares de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A atividade, que será realizada por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Parintins, acontece até o dia 26 de abril.

 

De acordo com o presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a meta é atender o maior número possível de trabalhadores e, também, alinhar os projetos para que as linhas de crédito sejam entregues até o final do mês de junho, período no qual são realizados o Dia do Pescador (27 de junho) e o Festival de Parintins 2024 (28, 29 e 30 de junho).

 

“Serão quase duas semanas de muito trabalho e atendimentos. A expectativa é superar o montante de crédito concedido no ano passado, que foi de R$ 1,8 milhão, e proporcionar aos pescadores artesanais e agricultores familiares melhores condições de trabalho e meios de acesso à aquisição de equipamentos, insumos e custeio das atividades exercidas no município, que tem a agricultura e a pesca como principais fontes econômicas”, disse o diretor-presidente.

 

Veja também

 

Forte Veneza e Moará: Idam regulariza 21 extrativistas em comunidades de Canutama

 

Garantia Safra: Sepror leva orientações sobre adesão ao programa em Manacapuru

 

Foto:Arquivo/Idam

 

A gerente de Apoio à Pesca e Aquicultura (Geape) do Idam, Karen Alves, destaca que o Idam será o responsável pela elaboração dos projetos de crédito que, posteriormente, serão encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

 

“A expectativa é grande e esperamos atender o maior número possível de trabalhadores, com o intuito de superar, também, a marca de projetos contabilizados em 2023, que foi 92”, disse a gerente.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 

Para solicitar o atendimento de crédito durante a ação, o pescador artesanal precisa apresentar RG; CPF; comprovante de residência; Certidão do Pescador Artesanal (RGP) atualizada; a proposta de aquisição de máquinas, equipamentos e apetrechos de pesca; e o cartão do banco (conta corrente).

 

E os agricultores familiares precisam ter em mãos o RG; CPF; comprovante de residência; cartão do Produtor Primário (CPP); Cadastro Nacional da Agricultura (CAF); Cadastro Ambiental Rural (CAR); e documento de propriedade.

 

REGULARIZAÇÃO

 

Somada à elaboração de crédito, de 14 a 26 de junho, o Idam também atuará, em Parintins, na regularização de pescadores artesanais e agricultores familiares. Para isso, serão disponibilizados serviços voltados para a emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP), segundo o gerente de CPP do Idam, Sanderson Santana. Além disso, também serão ofertados serviços voltados ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

 

“Esta é uma ação realizada em prol do produtor rural e uma das documentações exigidas pela Afeam para a concessão do crédito é o CPP. Por isso, o serviço de emissão e renovação do CPP é indispensável para que o trabalhador tenha acesso às linhas de crédito e, assim, consiga fortalecer o próprio trabalho”, concluiu Santana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

LOCAL

 

Os serviços de crédito e regularização de CPP acontecem de 14 a 26 de abril, na UnLoc Idam Parintins, localizada na avenida Nações Unidas, nº 2.636, Centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (92) 98566-3830.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.