29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
15/05/2020

Idam participa de videoconferência para viabilizar crédito a manejadores de piracuru do médio Juruá

Foto: Divulgação

O objetivo foi discutir a viabilidade de crédito para manejadores de pirarucu.

Em videoconferência, na manhã desta quinta-feira (14), o Sistema Sepror, por meio do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Valdenor Pontes Cardoso; do secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, Petrucio Magalhães Junior; e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo; reuniu-se com o superintendente do Banco da Amazônia, André Vargas, e representantes da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc). O objetivo foi discutir a viabilidade de crédito para manejadores de pirarucu.

 

Atualmente, segundo a Asproc, há 620 associados à entidade e destes 200 são manejadores de pirarucu. Neste momento, eles necessitam de crédito para custear gastos e fomentar o negócio.

 

Com expertise em vários segmentos do setor primário, a Asproc tem atuação efetiva no mercado da biodiversidade há 26 anos e desde 2011, no manejo do pirarucu.

 

Veja também 

 

Procon-AM apreende mais de 40 quilos de alimentos durante fiscalização em Rio Preto da Eva

 

Ex-prefeitos de Novo Airão são multados em R$ R$ 6,5 milhões pelo TCE-AM

 

Em proposta, o Banco da Amazônia apresentou seus serviços e disponibilidade em auxiliar os manejadores de Carauari. O detalhe do tipo de negócio foi apresentado pelo consultor em crédito e desenvolvimento rural da Conexsus, João Luiz Guadagnin, o qual afirmou que, de acordo com as características dos associados da Asproc, a tomada de crédito através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) é uma das alternativas para agilizar o processo.

 

Se firmada essa proposta, caberá ao Idam a elaboração dos projetos dos manejadores do pirarucu, seguindo todas as orientações e recomendações técnicas exigidas. “O Idam está disposto a auxiliar no que for necessário. Nesta etapa da negociação, só precisamos saber se todos os manejadores têm DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) em dia e cadastro no Banco da Amazônia”, detalhou o presidente do Idam, Valdenor.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Uma próxima reunião com todos os participantes foi marcada para segunda-feira (18). Na oportunidade, serão deliberadas as próximas etapas da contratação de crédito rural para os manejadores de pirarucu de Carauari.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.