Instituto indicou melhora no quadro fiscal, mas reiterou necessidade de ajuste estrutural
O Instituto Fiscal Independente (IFI) apontou que as condições para alcançar a meta fiscal neste ano são melhores do que em 2023 e 2024, mas que a economia deve crescer menos do que nos anos anteriores.
Em seu 102º relatório de acompanhamento do IFI, divulgado nesta quinta. Segundo o documento os indicadores do primeiro semestre deste ano analisados pelo relatório “mostram uma situação melhor para o cumprimento da meta fiscal do que em
2023 e 2024.”
O IFI aponta que a economia segue operando acima de seu nível potencial, o que gera pressão inflacionária, no entanto, menor do que nos períodos anteriores.
Veja também

Tarifa dos EUA e baixa procura derrubam carne bovina
Pix deve ter função crédito em setembro
“O comportamento do resultado primário estrutural também indica uma redução do impulso fiscal, com queda significativa quando se compara o segundo trimestre de 2025 com os dois trimestres anteriores”, detalha o relatório.
De acordo com o IFI, a combinação da política monetária contracionista com um impulso fiscal menor, somado a um quadro externo instável deverá resultar na redução do crescimento da economia neste ano.
A autoridade fiscal ainda aponta que ainda é necessário fazer um ajuste estrutural no campo fiscal, para evitar o “estrangulamento” da máquina estatal, em função do crescimento de despesas discricionárias
O relatório, no entanto, afirma que houve uma melhora no quadro fiscal, com redução do déficit primário corrente em relação a 2024.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Por outro lado, o IFI aponta incertezas em relação às receitas previstas com a aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que foi derrubado, e tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Fonte: O Globo