01 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
21/04/2021

IMAGENS FORTES! No dia da condenação do policial que matou George Floyd, jovem negra é morta pela polícia em Ohio. VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução

Imagens da câmera policial mostram adolescente atacando duas mulheres com uma faca antes de ser baleada

As autoridades do estado americano de Ohio investigam a morte de uma adolescente negra de 16 anos na cidade de Columbus, baleada por um policial durante uma confusão na terça-feira. O episódio ocorreu no mesmo dia em que um tribunal de Minneapolis considerou o ex-policial branco Derek Chauvin culpado pela morte de George Floyd, em maio do ano passado, um caso que serviu de estopim para uma das maiores ondas de protestos contra o racismo na história dos EUA.

 

Segundo a polícia, os agentes foram acionados por volta das 16h desta quarta-feira, pelo horário local, depois de um chamado relacionado a uma tentativa de esfaqueamento. Pelas imagens da câmera corporal de um dos policiais é possível ver uma confusão, e uma jovem aparece atacando uma mulher com uma faca, a derrubando no chão. Em seguida, a jovem usa a mesma faca para atacar outra mulher, quando é baleada quatro vezes pelo policial.

 

A vítima, identificada como Ma'Khia Bryant, de 16 anos, morreu no local, e pouco depois um grupo deu início a um protesto pacífico contra sua morte e pedindo punição ao agente que efetuou o disparo, que é branco. Ele será afastado das suas funções enquanto durarem as investigações.

 

Veja também

 

Júri declara ex-policial culpado pela morte de George Floyd nos EUA

 

EUA: julgamento do policial que matou George Floyd começa nesta segunda-feira

 

Ao comentar o caso, o prefeito de Columbus, Andrew Ginther, afirmou que este foi “um dia trágico” na cidade, e que a situação é “horrível e devastadora”. Ele também declarou que a decisão de tornar públicas as imagens a câmera do policial servem como forma de dar transparência sobre os fatos.

 

Durante entrevista coletiva, o chefe interino de polícia, Michael Woods, afirmou que a polícia tem autorização para usar força letal como forma de autoproteção e para preservar a vida de terceiros. E completou pontuando que apenas uma investigação completa poderá determinar se as ações do policial, que não teve o nome divulgado, foram justificadas.

 

O diretor de Segurança Pública de Columbus, Ned Pettus Jr, pediu ainda paciência aos moradores da cidade durante a investigação, e disse que se o agente violou o código de conduta ou as leis locais, ele será responsabilizado.

 

— Ela poderia ser minha neta — afirmou Pettus. — De qualquer forma que você olhe para isso é uma tragédia.

 

Segundo uma tia da jovem, Hazem Bryant, ela morava em um lar adotivo, e a confusão começou por conta de desavenças com outra pessoa que vivia no local.

 

— Ela era uma boa menina, adorável — afirmou Hazel, a jornalistas. — Ela não merecia morrer como um cão na rua.

 

O incidente ocorreu cerca de 20 minutos antes de um tribunal de Minneapolis divulgar o veredito do julgamento do ex-policial branco Derek Chauvin, considerado pela morte de George Floyd, um homem negro, em maio do ano passado. O júri confirmou as três acusações de homicídio que pesavam sobre ele, homicídio em segundo e terceiro graus e por homicídio culposo em segundo grau, que podem levar a uma pena de 40 anos de prisão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O caso mobilizou os EUA por quase um ano, e serviu de estopim para uma histórica onda de protestos contra o racismo e a violência policial no país, reforçando o debate sobre os temas e levando a planos de reformas em forças de segurança e políticas públicas, muito embora sejam passos considerados iniciais. Ao comentar o veredito, o presidente Joe Biden declarou que a decisão “não trará George de volta”, mas pode marcar um momento de “mudança significativa”.

 

Fonte: O Globo

 

ATENÇÃO!  IMAGENS FORTES!

 

VEJA VÍDEO:

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.