NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
Inclusão na prática: curso de Educação Física da UEA promove aulas sobre o manuseio de cadeira de rodas
Foto: Gustavo Rodrigues/UEA

Futuros professores desenvolvem a capacidade de manusear e instruir crianças, jovens e adultos cadeirantes

Com foco no desenvolvimento de práticas inclusivas a partir do manejo de cadeira de rodas, alunos do 6° período do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tiveram a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez, a disciplina “Educação Física Adaptada”, que permite aos futuros professores desenvolver a capacidade de manusear e de instruir crianças, jovens e adultos cadeirantes sobre o uso do equipamento, promovendo acessibilidade e empatia dentro e fora do ambiente acadêmico.


Desenvolvida pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) e realizada na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), o objetivo é que os acadêmicos compreendam como se deslocar, realizar funções do dia a dia, como subir ou descer um degrau, até em situações de lazer, como dançar. A ideia é que o discente tenha um envolvimento com a cadeira de forma que ela se torne um complemento do corpo e, a partir disso, obtenha a didática necessária para instruir alunos.

 

 

ESPORTE ADAPTADO

 

No âmbito esportivo, foco central da disciplina, os alunos aprendem a adaptar atividades físicas e modalidades esportivas para pessoas com diferentes tipos de deficiência física, desenvolvendo habilidades técnicas, táticas e motoras, ao mesmo tempo em que se promove inclusão, socialização e autonomia dos praticantes.

 

Veja também

 


Moradores destacam benefícios da revitalização do complexo esportivo do conjunto Santos Dumont

 

 

 

 

 

 

 

No taekwondo, amazonenses garantem conquista inédita na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros 2025

 


Durante as aulas práticas, os acadêmicos vivenciam diferentes níveis de dificuldade, onde, além de se movimentar sobre rodas, aprimoram a coordenação motora por meio de esportes como basquetebol, rugby, tênis e outras modalidades paralímpicas. Esse contato proporciona a compreensão das exigências físicas e estratégicas de cada modalidade adaptada, além de enfatizar os desafios enfrentados por Pessoas com Deficiência (PcD) e a valorização da inclusão.

 

Para a professora Kathya Thomé, responsável pela disciplina, as técnicas desenvolvidas são cruciais para a formação pedagógica completa dos alunos.

 

 

“A proposta aqui é que eles aprendam a utilizar a cadeira de rodas, dentro de um processo pedagógico, para que saibam ensinar pessoas com deficiência física a fazer o mesmo. Saber que futuramente eles irão poder passar esse conhecimento adiante, o quanto isso transforma a vida de alguém, a liberdade que a cadeira proporciona, é algo muito importante.”

 


(Fotos: Gustavo Rodrigues/UEA) 

 

A acadêmica Sophia Roberta Leão destaca que a disciplina é muito importante, pois possibilita compreender, na prática, as dificuldades e limitações enfrentadas devido à falta de acessibilidade, como subir rampas e realizar curvas.

 

"Como futuros profissionais da educação, passamos a perceber de forma mais real o que as pessoas com deficiência motora vivenciam diariamente. Foi interessante enxergar essa perspectiva, pois essa experiência nos faz repensar nossas práticas e nos prepara para transformar as aulas, tornando-as mais acessíveis e promovendo uma Educação Física realmente inclusiva."

 

 

PRÓXIMAS ETAPAS DA DISCIPLINA

 

Após a vivência prática do manejo da cadeira de rodas e das modalidades adaptadas, os alunos serão desafiados a planejar aulas inclusivas. Nessa nova fase, deverão aplicar o conhecimento adquirido para desenvolver estratégias de ensino, adaptar materiais, garantir segurança e promover dinâmicas em grupo voltadas à inclusão de pessoas com deficiência física.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Além do domínio da técnica esportiva, os alunos serão desafiados a planejar aulas inclusivas, onde trabalharão em aspectos como: segurança e adaptação de materiais, estratégias de ensino individualizadas e dinâmicas em grupo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.