29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
18/11/2019

Indígenas do AM conquistam ouro por equipe e prata na dupla mista, no Brasileiro de tiro com arco

Foto: Divulgação

Nelson de Moraes, Gustavo Santos e Drean da Silva conquistaram o bicampeonato na categoria recurvo masculino.

Formada apenas por indígenas, a equipe do Amazonas conquistou o bicampeonato na categoria recurvo masculino do 45º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, encerrado neste domingo, dia 17, na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro.

 

A equipe contava com os indígenas Nelson de Moraes, de 19 anos, Gustavo Santos, de 23, e Drean da Silva, de 22. Eles conseguiram desbancar os competidores concorrentes e alcançaram o ponto mais alto do pódio. Na edição passada, em 2018, eles também conquistaram a medalha de ouro.

 

Nelson falou do sentimento bom com o resultado por equipe, mas ressaltou erros cometidos no desempenho individual, onde por pouco levava o bronze.

 

Veja também

 

Alunos paratletas do Amazonas vão disputar Paralimpíadas Escolares em São Paulo

 

Amazonense de 2020 contará com bola ecológica da Penalty

 

Time masculino ficou em primeiro lugar no recurvo masculino — Foto: Divulgação/FAS

 

- A sensação é de felicidade pela equipe, mas é um pouco triste porque eu disse que ia pegar bronze no individual e perdi. Cometi dois erros que não podia fazer e acabei perdendo a medalha de bronze no individual. Agora é continuar trabalhando para não ter mais erros no combate - afirmou o arqueiro.


Drean reafirmou que a equipe de arqueiros do Amazonas sempre é favorita, mas que precisa melhorar a competição individual.

 

- A gente foi bem por equipe, conseguimos ganhar como no ano passado. Somos sempre os favoritos. Mas no individual não foi como eu esperava. Não só perdi para um atleta iniciante, mas perdi para o atual campeão brasileiro, o favorito do Brasil. Estou trabalhando e tenho um ano pela frente para continuar treinando e melhorando - completou.

 

Prata na dupla mista


A medalha de prata veio na categoria recurvo dupla mista, onde o mais bem colocado arqueiro do masculino e a arqueira feminina melhor no ranking competiram juntos como equipe. Os irmãos Gustavo Santos, de 23, e Graziela Santos, de 24, trilharam um ótimo desempenho e levaram para o Amazonas uma prata, mantendo o mesmo resultado da competição de 2018, onde também conseguiram o segundo lugar.

 

- Tivemos um aproveitamento de 90% no campeonato. Ano passado fizemos ouro e prata também. Significa que a gente está se mantendo num nível elevado com o passar dos anos. Sempre um dos primeiros do ranking e também nos quadros de medalhas do Campeonato Brasileiro. Cada vez mais nossa equipe está se tornando forte no cenário do Tiro com Arco brasileiro e o incentivo que a gente recebe é muito importante, sem ele a gente não chegaria onde chegamos - disse o arqueiro Gustavo Santos.

 

Na dupla mista, Amazonas ficou com o segundo lugar — Foto: Divulgação/FAS

 

A irmã dele, Graziela Santos, partilha do mesmo pensamento. Segundo ela, os resultados foram satisfatórios, apesar de reconhecer que ainda é preciso melhorar.

 

- Nesses últimos anos sempre estamos ficando com equipe na final, tanto equipe masculina como dupla mista, e individual também. Sempre tem alguém de nós chegando na final. Os resultados foram satisfatórios, estou feliz e a gente está bem. Precisamos melhorar mais e trabalhar bastante no combate porque é no combate que a gente garante medalha - completou.

 

O campeonato

 

O 45º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco começou na última terça, dia 12, na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), em Maricá, Rio de Janeiro, e seguiu até domingo, dia 17. A competição bateu recorde de participantes: 175 atletas de todas as regiões do país, divididos nas categorias Arco Sem Mira Feminino, Arco Sem Mira Masculino, Arco Composto Feminino, Arco Composto Masculino, Arco Recuo Feminino e Arco Recuo Masculino.

 

Competição foi disputada de terça a domingo, em Maricá — Foto: Divulgação/FAS

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os amazonenses são apoiados pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), no Projeto Arquearia Indígena, que é desenvolvido desde 2013 junto com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco) e o Governo do Amazonas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.