28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
31/01/2023

Indígenas Yanomami 'não podem ficar na mata, parecendo bicho', diz governador de Roraima

Foto: Reprodução

Apesar da tragédia humanitária, que atinge os indígenas Yaniomami, o governador de Roraima, o bolsonarista Antonio Denarium (PP), parece que não se sensibilizou com o drama dos povos originários na região. Por isso, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu instaurar inquérito contra as afirmações dele.

 

O órgão vai apurar a responsabilidade cível do governo do estado, depois de declarações ofensivas de Denarium, que disse que os indígenas “têm que se aculturar e não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”.

 

A afirmação ocorreu em entrevista à Folha de S.Paulo, na qual o governador respondia sobre os projetos na Terra Indígena Yanomami. Segundo o MPF de Roraima, as falas têm “potencial discriminatório”, conforme aponta o Artigo 20 da Lei sobre Crimes de Preconceito de Raça ou de Cor, de acordo com a Agência Brasil.

 

Veja também 

 

Conselho de indígenas pede medidas contundentes contra garimpeiros

 

Veja quem é o homem que destruiu o relógio de Dom João VI no Planalto

O procurador Alisson Marugal considerou que as declarações ofendem a imagem coletiva dos Yanomami, rotulando-os como bichos, e expressam opinião depreciativa que implicaria que os indígenas não poderiam viver seu modo de vida tradicional.

 


O Conselho Indígena de Roraima, organização representativa de 261 comunidades, divulgou uma nota para repudiar as falas de Denarium e ressaltou que o governador de Roraima minimiza o grave estado de calamidade pública enfrentado pelos povos indígenas Yanomami por causa da invasão de seu território por garimpeiros ilegais.

 

O Conselho solicitou investigação na Procuradoria da República do estado, Superintendência da Polícia Federal e nos ministérios dos Povos Indígenas e da Justiça.Documento do MPF é encaminhado à PGR


O documento do MPF já foi enviado ao procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, a quem cabe instaurar apuração criminal de conduta e denunciar o governador ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), caso haja indícios de ato criminoso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A Secretaria de Comunicação do governo de Roraima disse que as informações repassadas por Denarium foram tiradas do contexto na matéria veiculada. E que, em momento algum, o governador fez qualquer citação discriminatória, e que o desejo pela melhoria da vida das pessoas seria o desejo de qualquer pessoa que valoriza a dignidade de indígenas ou não.

 

Fonte: Revista Fórum 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.