19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
21/05/2020

Insônia na quarentena? Fisioterapeuta ensina seis exercícios de relaxamento. CONFIRA

Foto: Reprodução

Insônia é frequente na quarentena

A insônia é um dos principais problemas relatados pelas pessoas durante a pandemia pelo novo coronavírus. Os motivos são os mais variados: mudança radical na rotina, stress, medo, ansiedade, sensação de confinamento, entre outros. O distúrbio, caracterizado pela dificuldade de iniciar o sono ou manter-se dormindo, acende um alerta para a necessidade de inserir técnicas de relaxamento durante o período de isolamento social.

 

Para o fisioterapeuta Rodrigo Fernandes, do Estúdio Vértico, a prática de exercícios de relaxamento tem diversos benefícios. “Além de ajudar a manter a saúde física e mental, é importante para manter a imunidade em alta”, ressalta Rodrigo Fernandes.

 

Para auxiliar os que estão passando por esse desconforto, Rodrigo preparou uma rotina com seis posições que podem ajudar a proporcionar um sono regulado e com qualidade. 

 

Veja também

 

Chá de maçã com louro: reduz o colesterol, diabetes e fortalece o sistema imunológico

 

12 maneiras de reduzir a chance de sofrer um AVC. CONFIRA

1ª posição:

 

 

"Toque a parede com as duas mãos bem espalmadas, caminhe para trás até que o tronco fique na posição de 90°. Caso não consiga deixar os joelhos esticados, mantenha-os flexionados. Mantenha o abdômen contraído durante esta posição. Essa posição libera a tensão da cadeia muscular posterior, mobiliza a coluna, quadril, posterior da coxa e panturrilha. Ajuda a diminuir a atividade do pensamento. Manter a posição até 2 min e repetir 5 vezes esta postura."

 

2ª posição:

 

 

"Encoste o bumbum na parede mantendo um os pés afastados (1 passo de distância). Faça um enrolamento com o tronco, deixando os joelhos flexionados. Faça um empilhamento com livros e coloque uma almofada para apoiar a testa. Deixe os braços e a musculatura da face relaxados. Os olhos podem permanecer abertos ou fechados. Faça 4 vezes esta posição, mantendo- se de 3 a 5 minutos. Essa posição acalma a mente e fortalece a digestão."

 

3ª posição:

 

 

"Posição Lateral. Use dois travesseiros retangulares, um apoiará o braço de cima, que se encontra com o cotovelo flexionado em 90°. O braço debaixo deve estar esticado na direção do ombro. O outro travesseiro ficará entre as coxas. Os joelhos devem estar em 90°. Utilize também uma almofada nos calcanhares. Manter-se na posição por 20 min. Depois repetir a posição para o outro lado. Os olhos podem estar abertos ou fechados. Essa posição ajuda a liberar a tensão do quadrado lombar e do quadril, relaxando os órgãos e vísceras."

 

4ª posição:

 

 

"Torção. Use dois travesseiros ou almofadas retangulares para apoiar os braços e duas almofada ou cobertas dobradas entre as coxas e embaixo dos calcanhares. Posicione os joelhos em 90° e os braços abaixo da linha dos ombros, com os cotovelos estendidos. Caso queria, pode envolver os pés com uma manta. Essa posição ajuda a mobilizar o tronco no eixo relacional e as costelas. Alivia a tensão da coluna e relaxa os órgãos e vísceras."

 

5ª posição

 

 

"Flexão da Cervical e mobilidade para a coluna dorsal em nível mais alto. Utilize uma manta ou uma tolha dobrada na cadeira. Sente sobre um travesseiro ou almofada, cruzando as pernas por cima de uma coberta, os pés precisam estar aquecidos. Ofereça um suporte para as coxas, preferencialmente um travesseiro de cada lado. Realize uma flexão do tronco, pousando a testa na mãos. Descanse nesta posição por até 15 min."

 

"Ótima posição para alcançar as emoções conturbadas. Faz o indivíduo entrar em contado com os sentimentos de amor, afeto e carinho. Acalma a mente e o coração, trabalha com a segurança e autoconfiança", explica.

 

6ª posição:

 

Fotos: Reprodução

 

"Posição de deitar e abandonar o corpo no chão com os olhos fechados. Coloque um travesseiro na região do pescoço e outro abaixo dos joelhos. Ficar nesta posição até 25 min."

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

"Essa posição acalma o excesso de pensamento, libera o estresse acumulado e alivia as tensões geradas na área do estômago e lombares", completa. 

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.