28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
28/05/2019

Inscrições para o processo de escolha dos membros do conselho tutelar encerram nesta terça-feira, 28

Foto: Reprodução

Os candidatos que desejam participar do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares do município para o quadriênio de 2020-2024 devem se inscrever até esta terça-feira, 28/5, para concorrer a uma das vagas.

 

O pleito é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Prefeitura de Manaus.

 

As inscrições estão sendo realizadas, na sede do conselho, no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, na avenida Perimetral, zona Centro-Sul, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

 

Veja também

A pedido de Wilson Lima, Governo Federal vai enviar Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária ao Amazonas

 

“O conselheiro tutelar tem um papel fundamental no processo de acompanhamento, monitoramento, prevenção e cuidados na vida das crianças e adolescentes. Então, estaremos com as inscrições abertas aos interessados no processo eleitoral até amanhã”, disse o atual presidente do CMDCA, Tomasso Lombardi.

 

As normas estabelecidas para a realização eleitoral podem ser consultadas no edital divulgado no último dia 25/4, no Diário Oficial do Município (DOM), em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 8.069/90 e na Lei Municipal nº 1.242, de 8 de maio de 2008.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Na capital, os nove Conselhos Tutelares funcionam com cinco membros titulares e cinco suplentes. A nova proposta visa aumentar o número de suplentes para 20 e o número de conselhos para as áreas mais necessitadas.

 

Requisitos

 

Os interessados nas vagas devem possuir idoneidade moral; ter idade a partir de 21 anos; residir em Manaus há pelo menos dois anos; ter reconhecida experiência em atividade de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente, com o mínimo de dois anos de trabalho; estar em dia com as obrigações eleitorais, comprovado com a apresentação de certidão de quitação eleitoral; estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino até 45 anos; ser brasileiro nato ou naturalizado; comprovar a conclusão do ensino médio e comprovação de conhecimento em informática.

 

No ato da inscrição, o pré-candidato deve preencher a ficha emitida pelo conselho, que declare atender a todas as condições exigidas pelo edital para atuar nessa função pública.

 

O pré-candidato que se inscrever como pessoa com deficiência, participará do processo de escolha em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das duas etapas da avaliação.

 

Prova escrita

 

A prova escrita (objetiva e dissertativa) será aplicada no dia 14/7 deste ano, com duração máxima de cinco horas, das 13h às 18h, horário de Manaus, em local a ser definido.

 

Os candidatos aprovados participarão do processo eleitoral previsto para o período de 16/8 a 4/10, após a publicação no DOM da lista de candidatos aptos à eleição, que será realizada no dia 6/10 deste ano, das 8h às 17h, em locais a serem definidos pelo CMDCA, conforme as normas eleitorais vigentes.

 

Os candidatos que integrarão os Conselhos Tutelares serão encarregados de zelar pelo atendimento da criança e do adolescente com direito ameaçado ou violado, cumprindo as atribuições previstas nas legislações federal e municipal que regem a matéria, com mandato de quatro anos, permitida uma reeleição consecutiva.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.