Circulam notícias falsas de que o INSS deixaria de pagar benefícios
Informações falsas que circularam nas redes sociais nesta segunda-feira (26) afirmando que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixaria de pagar aposentadorias e benefícios a quem não possui a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) não procedem. O órgão esclarece que não haverá qualquer mudança para segurados que já recebem benefícios.
O que está em andamento é a ampliação gradual da exigência de biometria digital apenas para novos pedidos de benefícios, com o objetivo de reforçar o combate a fraudes e aumentar a segurança dos dados dos segurados.
Desde novembro de 2025, a biometria passou a ser obrigatória para solicitações de novas aposentadorias e pensões. Nessa etapa, o INSS aceita registros biométricos da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do título de eleitor.
Veja também

Selic no fim de 2026 segue em 12,25%, aponta Focus
Petrobras anuncia queda de 5,2% no preço da gasolina e inicia 2026 com primeiro corte no combustível
A partir de 1º de maio de 2026, a exigência será estendida a novos pedidos de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e pensão por morte. Caso o solicitante não possua biometria registrada em nenhum dos documentos aceitos, será necessário emitir a CIN para dar andamento ao pedido.
Somente a partir de 1º de janeiro de 2028 a Carteira de Identidade Nacional será o único documento com biometria aceito para requerimentos e manutenção de benefícios do INSS.
De acordo com o governo federal, aposentados, pensionistas e beneficiários que já recebem pagamentos não precisarão tomar nenhuma providência imediata. A implementação para esse público será gradual, sem bloqueio automático dos benefícios. Caso haja necessidade de atualização biométrica, o cidadão será comunicado previamente pelo INSS.
Durante o período de transição, a exigência de biometria será dispensada para pessoas com mais de 80 anos, cidadãos com dificuldade de deslocamento por motivo de saúde, moradores de áreas de difícil acesso, migrantes, refugiados, apátridas e brasileiros residentes no exterior. O INSS mantém uma lista oficial de municípios considerados de difícil acesso, com base em dados do IBGE.
A exigência de biometria está prevista no Decreto nº 12.561/2025, que regulamenta a Lei nº 15.077, e tem como objetivo fortalecer os mecanismos de segurança e garantir que os recursos previdenciários sejam destinados aos beneficiários legítimos.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Apesar de a unificação dos documentos estar prevista apenas para 2028, o INSS recomenda que os cidadãos procurem os órgãos estaduais de identificação para emitir a Carteira de Identidade Nacional, a fim de evitar filas futuras e facilitar o acesso aos serviços previdenciários.