Levantamento analisou impacto das redes sociais na percepção de temas e candidatos
O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) realizou um monitoramento da relação entre as redes sociais e as eleições da cidade de São Paulo em 2024. Entre as conclusões, a pesquisa revelou que Instagram e TikTok têm poder de engajamento maior que Twitter e Facebook, e que algoritmos contribuem na visualização de conteúdos políticos.
O estudo procurou entender temas que geram maior engajamento durante as eleições na cidade e como as mídias sociais impactam a disputa. O trabalho, intitulado “Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: Uma Abordagem Transdisciplinar”, procurou entender as interações entre segurança pública, direitos humanos e opinião pública a partir da análise do papel das redes sociais nas eleições de São Paulo.
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De acordo com Pablo Romero Almada, pesquisador de pós-doutorado no NEV, o projeto monitora os discursos na mídia e sua influência na legitimidade das instituições democráticas. Além disso, a pesquisa procurou entender como os temas debatidos online afetam a percepção dos eleitores sobre segurança pública e outros temas.
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Almada explicou ao Jornal da USP que, para isso, fez-se uso de coletas de dados nas principais redes sociais, incluindo conteúdos de candidatos a vereador e à Prefeitura de São Paulo. O trabalho ainda trouxe uma novidade na análise: a segmentação de candidatos, como aqueles oriundos do setor de segurança pública, que sejam autodeclarados pretos ou pardos, e que tenham entre 18 e 29 anos. A pesquisa também contou com análises de agências de checagem.
Fonte: Olhar Digital