18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
01/03/2024

Inteligência artificial será 'indispensável' na busca por vida alienígena, dizem cientistas

Foto: Reprodução

O sistema vai processar os dados a uma velocidade de dois terabytes por segundo, ajudando a identificar anomalias espaciais

A inteligência artificial chegou com tudo para revolucionar diversas áreas de pesquisa e do conhecimento, e não seria diferente com a milenar busca por vida alienígena fora da Terra. Nos Estados Unidos, uma parceria do Instituto Seti com o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA, no Novo México, está usando a ferramenta para detectar anomalias espaciais.


O instituto está construindo um sistema de software alimentado por IA para as instalações do observatório, o Very Large Array (VLA), com uso de radiofrequência para estudar planetas, estrelas e asteroides.


O sistema é posto por 28 antenas parabólicas enormes, com 25 metros de diâmetro, organizadas em uma área plana de deserto. Quando o projeto estiver ativo, a inteligência artificial poderá processar os dados a uma velocidade de dois terabytes por segundo.

 

Veja também

 

Consumidores questionam taxa cobrada pela Meta para proteger dados pessoais na Europa

 

Objeto mais brilhante do universo é descoberto por astrônomos

Em entrevista à BBC, Bill Diamond, presidente-executivo do instituto de pesquisa Seti Institute, defendeu que o uso da IA será “indispensável” na missão de encontrar vida extraterrestre, já que a ferramenta possibilita a análise de todos os sinais de rádio vindos do espaço profundo.

 

— Mas sempre ficou a pergunta 'e se houver uma tecnologia alienígena avançada que esteja usando (rádio de) banda larga?'. Se for esse o caso, nossos métodos tradicionais não funcionariam, pareceria um monte de ruído na tela — disse Diamond ao veículo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Outras iniciativas fora da Terra também já utilizam inteligência artificial para encontrar vida alienígena. Em Marte, o rover perseverance da Nasa coletou diversas amostras da cratera Jezero, com compostos orgânicos identificados, que serão posteriormente analisados com IA pelo Instituto Carnegie de Ciência. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.