17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
19/03/2024

Inteligência Artificial vai entrar em nova etapa? É o que promete o Blackwell, o novo superchip da Nvidia

Foto: Reprodução

Processador tem potência 2,5 vezes maior que o antecessor H100, que já lidera hoje o mercado de chips

A Nvidia revelou sua nova geração de chips que prometem ser bem mais poderosos do que os utilizados hoje nos sistemas de inteligência artificial.

 

O design da nova linha de processadores, chamada de 'Blackwell', é liderado pelo modelo B200 – um processador com potência de 208 bilhões de transistores, 2,5 vezes maior que os 80 bilhões do seu antecessor H100.

 

A divulgação foi feita pelo CEO e cofundador da Nvidia, Jensen Huang, que apresentou a nova geração de processadores durante a conferência anual de desenvolvedores da companhia. A Graphics Technology Conference (GTC 2024) já foi até apelidada de 'Woodstock da IA' por analistas.

 

Veja também

 

Cientistas ouviram frequência misteriosa em ponto remoto da Terra

 

História e evolução do Fiat 500: De símbolo italiano a ícone Global

 

 

NO TOPO DA CORRIDA DE CHIPS

 

Jensen Huang, CEO e cofundador da Nvidia, apresenta Blackwell, nova linha de chips da Nvidia — Foto: Bloomberg

Foto:Reprodução

 

Blackwell – em homenagem ao matemático David Blackwell, primeiro homem negro a ser aceito na Academia Nacional de Ciências – tem um teste difícil pela frente.

 

Depois de a linha Hopper, que inclui o H100, impulsionar as vendas da empresa e ajudá-la a atingir um valor de mercado de mais de US$ 2 trilhões, a Nvidia agora está estabelecendo uma enorme expectativa em torno do seu mais novo produto.

 

O chip promete ampliar a liderança da Nvidia no mercado de processadores num momento em que grandes companhias - como Microsoft, Amazon, Google e Oracle - e até mesmo países estão tornando o desenvolvimento de IA uma prioridade.

 

O H100 já se tornou uma das commodities mais valiosas do mundo da tecnologia, alcançando dezenas de milhares de dólares por unidade. Huang, cofundador da Nvidia, disse que a IA é a força motriz de uma mudança fundamental na economia e que os chips Blackwell são “o motor para impulsionar esta nova revolução industrial”.

 

 

'SUPERCHIP' GB200

 

Agora, o chip B200 é o novo produto de destaque da Nvidia, ficando no centro de um ecossistema de produtos. O diferencial é que a nova linha prevê um 'superchip'. A linha Blackwell tem uma capacidade aprimorada de conexão com outros chips e uma nova maneira de processar dados relacionados à IA que acelera o processo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A nova linha de chips reúne duas GPUs B200 com a unidade central de processamento da Nvidia chamada Grace. Os compradores ainda poderão emparelhar esses produtos com novos chips de rede – um que usa um padrão proprietário InfiniBand (padrão de rede usado em computação de alto desempenho) e outro que depende do protocolo Ethernet (mais comum). A Nvidia também está atualizando suas máquinas servidoras HGX com o novo chip. 

 

Fonte:OGlobo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.