NOTÍCIAS
Interior em Destaque
INVASÃO DO OURO! Garimpo volta a avançar no Rio Madeira em Nova Olinda
Foto: Reprodução

Uma nova invasão de garimpeiros ilegais no Rio Madeira está causando revolta e medo entre moradores de comunidades próximas ao município de Nova Olinda do Norte, a 130 quilômetros de Manaus.

 

Há cerca de um mês, dezenas de dragas e balsas ocuparam um trecho do rio nas proximidades do Lago Sampaio e da Ilha de Canumã, transformando a paisagem em uma verdadeira “cidade flutuante” do garimpo ilegal.

 

Moradores denunciam que, até agora, nenhum órgão de fiscalização apareceu para impedir a atividade criminosa.

 

Veja também

 

Usuário de drogas é preso após cometer vários crimes contra a própria mãe de 72 anos no município de Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus. VEJA VÍDEOS E REPORTAGEM DO 'PORTAL DO ZACARIAS' AO VIVO

 

Polícia cumpre mandado de prisão preventiva de advogado envolvido em ameaça e coação contra vítima de estupro por tenente da Polícia Militar. VEJA VÍDEO

A situação é considerada alarmante pelas comunidades ribeirinhas, que afirmam já sentir os impactos diretos da exploração ilegal. Pescadores relatam prejuízos severos e dizem que os peixes desapareceram das áreas atingidas devido à contaminação da água por mercúrio, produto utilizado no processo de extração do ouro.

 

Imagens registradas no local mostram uma gigantesca parede de dragas operando a poucos metros da sede do município, em plena luz do dia.

 

Segundo comunitários, os garimpeiros usam a velha estratégia de concentrar dezenas de balsas em um mesmo ponto do Rio Madeira para dificultar operações do Ibama e da Polícia Federal.

 

O avanço do garimpo ilegal, no entanto, divide opiniões dentro de Nova Olinda do Norte. Lideranças políticas locais, entre elas a prefeita Araci Cunha, já chegaram a defender a legalização da atividade como alternativa de sobrevivência para famílias da região.

 

Especialistas e ambientalistas alertam para o risco de desastre ambiental e para os graves danos causados às populações tradicionais da Amazônia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Além da destruição ambiental, a principal preocupação é a contaminação dos rios por mercúrio, substância altamente tóxica que ameaça a saúde humana, os peixes e toda a cadeia alimentar da região. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.