NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
30/07/2021

Inverno: crianças podem passar mais de um dia sem tomar banho?

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Sabemos que o frio pode pesar na hora de entrar no chuveiro, mas é importante ter em mente que a sujeira não é só aquela que conseguimos enxergar.

Se levantar da cama para cumprir as tarefas do dia já é difícil durante o inverno, conseguir tirar a roupa para entrar no chuveiro é ainda mais. Ao saber da sensação, pais podem repensar sobre a necessidade de banhos diários e como amenizar a situação de desconforto dos pequenos ao sair da água quentinha.

 

Nas redes sociais, quem causou polêmica ao falar sobre a frequência do banho das crianças foi o casal Ashton Kutcher e Mila Kunis, pais de Wyatt (6) e Dimitri (4). Ao participarem do podcast "Armchair Expert", eles contaram que não davam banho diariamente nos filhos quando recém-nascidos e, atualmente, a conduta tem sido higienizá-los completamente apenas quando há sujeiras visíveis.

 

Ó que a dermatologista Carla Vidal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que a sujeira não é apenas aquilo que é possível ser visto a olho nu. "Há restos de pele, excesso de sebo, microorganismos... Tudo isso pode ser considerado sujeira, mas, aos nossos olhos, parecemos limpos", completa.

 

Veja também 

 

Covid-19: os cuidados para voltar aos exercícios físicos depois da cura

 

Brasil soma 1.318 mortes por covid e 42,2 mil casos em 24 horas

 

Assim, Carla defende que usar apenas o que pode ser observado como parâmetro para decidir higienizar completamente as crianças tende a não ser a melhor alternativa. A recomendação da dermatologista é a mesma da pediatra Patrícia Rezende, do Grupo Prontobaby, de que um banho por dia é o suficiente tanto para os adultos quanto para os menores.

 

"Não tomar banho diariamente não vai fazer mal para a saúde. Mas sabemos que pode ficar com mais sujidade, como cheiro e acúmulo maior de bactérias na pele. Portanto, tudo tem que ser pesado", orienta a especialista.

 

Atenção ao sabonete e choque térmico!


Apesar da cultura dos países também ter relevância nos hábitos de higiene das famílias, no Brasil - ainda mais em tempos pandêmicos -, o indicado é um banho diário. A ressalva feita pelas duas especialistas é quando há necessidade de mais de uma ida ao chuveiro por dia, por exemplo, se criança suou muito ou se sujou. "Neste caso, devemos usar sabonete somente em um dos banhos para não ressecar demais a pele, tirando sua oleosidade natural", explica Patrícia. Nas outras vezes, a recomendação é utilizar apenas água em abundância.

 

Já em relação ao melhor horário para dar banho nos pequenos, cada família tem uma rotina estabelecida. Entretanto, Carla orienta que a lavagem com sabão seja realizada a noite, para que a criança possa dormir limpa e tranquila, já que tende a ser o período em que ela já chegou da escola e não brincará mais.

 

Pensando no inverno, em que as temperaturas estão mais amenas, Patrícia também alerta sobre a possibilidade do choque térmico na hora da limpeza, observado em sinais como tremores, respiração ofegante, tontura e mal-estar geral. "Se possível, em um dia muito frio, use um aquecedor no banheiro e evite deixar as janelas abertas na hora que a criança estiver saindo do banho", detalha a especialista. Ela ainda dá a dica de que, em lugares muito gelados, os pais podem passar a roupa do pequeno antes de vesti-lo, para que esteja quentinha.

 

Carla também reforça que o ideal é a temperatura da água estar morna e evitar os banhos de imersão. "No caso de bebês é possível ainda usar uma fralda de pano ou toalha para proteger a criança enquanto se lava primeiro a cabeça e depois o corpo, evitando que a criança fique completamente exposta à temperatura do banheiro e do ambiente externo", detalha a dermatologista.

 

Toalhinhas e lencinhos são exceções!


Mas se, ainda assim, por algum motivo, não der para o bebê tomar banho e os pais recorrerem aos lencinhos umedecidos ou paninhos, preste atenção nas áreas de dobras e partes íntimas dos filhos. "Opte por uma limpeza com algodão, água e sabonete, tomando cuidado na região genital, axilas, pés, costas e tórax ou use lenços umedecidos apropriados para isso. Algumas marcas já disponibilizam toalhinhas chamadas de "hora do banho" e podem ser usadas para esse fim", pontua Carla.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

Só que ainda que estes itens possam ser sinônimo de praticidade, a médica enfatiza que eles devem ser usados em casos específicos. Isso porque, assim como o sabonete na hora do banho, os lencinhos podem ter componentes que ressecam a pele do bebê e podem causar problemas como alergias. "O ideal é banho com água e sabonete e, na exceção, o uso das toalhas", finaliza a médica.

 

 

Fonte: Terra 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2021. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.