NOTÍCIAS
Manaus
Ipaam notifica seis granjas no Amazonas e reforça necessidade de regularização ambiental
Foto: Divulgação/Ipaam

Ação conjunta com o Batalhão Ambiental visa garantir que a criação de aves esteja em conformidade com a legislação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou seis granjas de pequeno porte, localizadas em Iranduba e Manacapuru (respectivamente, a 27 e 68 quilômetros de Manaus), solicitando a regularização ambiental dos empreendimentos. A ação faz parte da quarta fase da Operação Região Metropolitana, iniciada no dia 15 de maio e concluída neste sábado (24/05).

 

Em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar, o Ipaam também vistoriou duas granjas licenciadas em Iranduba. O objetivo da operação é assegurar que a criação de aves no Amazonas esteja em conformidade com a legislação ambiental.

 

A fiscalização será contínua até que todos os criadores da região sejam notificados e regularizem suas atividades, conforme reforça o Ipaam. Segundo a autarquia, a licença ambiental é fundamental para que os produtores possam, posteriormente, obter a regularização sanitária junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). O Ipaam é o único órgão responsável pelo licenciamento ambiental no Estado.

 

Veja também

 

Manaus inicia substituição de tampas de bueiro por modelos de plástico

 

UGPE apresenta Trabalho Técnico Social (TTS) às famílias do futuro Complexo Habitacional Cachoeira Grande

 

Sem esse licenciamento, a operação das granjas pode se tornar inviável e irregular. Por isso, o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, reforçou a importância da regularização para o fortalecimento da avicultura no Estado. “Nosso objetivo é garantir que a produção avícola no Amazonas ocorra de forma sustentável, respeitando as normas ambientais e sanitárias. O Ipaam está à disposição dos produtores para orientá-los nesse processo”, afirmou.

 

 

Para o coordenador da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam, Marcelo Barroncas, a ação tem caráter preventivo. “As notificações visam orientar os produtores sobre a necessidade da regularização ambiental e evitar penalidades futuras. Também buscamos minimizar os riscos sanitários, como o surgimento de doenças que podem comprometer a produção e a saúde pública”, explicou.


DISPENSA DE LICENÇA

 

 

O Instituto esclarece que pequenos produtores, com um plantel de até 10 mil aves de postura e/ou 1.250 metros quadrados de área de confinamento, podem ser dispensados da licença ambiental. Para isso, é necessário formalizar a solicitação diretamente ao Ipaam, por meio do Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental do Estado do Amazonas (Sislam). Após o preenchimento dos documentos exigidos na plataforma e a aprovação, o produtor recebe o Certificado de Dispensa Ambiental.

 

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O Ipaam destaca, ainda, que a regularização ambiental das granjas desempenha papel fundamental na prevenção e controle da gripe aviária e de outras doenças que afetam o setor avícola. Embora a licença ambiental não seja uma medida sanitária direta, ela assegura que as granjas operem com práticas e condições que minimizam riscos à saúde animal e pública.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.