NOTÍCIAS
Internacional
Itaipu afirma que crise bancária no Paraguai não afeta operação brasileira da usina
Foto: Divulgação

Administração brasileira informou que não possui recursos aplicados no Ueno Bank e garantiu que a geração e o fornecimento de energia seguem normalmente.

A Itaipu Binacional afirmou que a crise financeira enfrentada pelo Paraguai não compromete a operação da parte brasileira da usina hidrelétrica. O posicionamento foi divulgado nesta sexta-feira (6), após questionamentos sobre possíveis impactos do fechamento do Ueno Bank, instituição financeira envolvida em um escândalo no país vizinho.

 

Em nota, a administração brasileira esclareceu que não mantém recursos financeiros depositados ou aplicados no banco paraguaio. A empresa também garantiu que a produção e o fornecimento de energia elétrica continuam sem alterações.

 

A manifestação ocorreu depois que o Banco Central do Paraguai iniciou, no começo de novembro, o processo de liquidação do Ueno Bank. A instituição foi considerada insolvente, o que provocou uma crise financeira e política no país.

 

Veja também

 

Acidente com ônibus que transportava estudantes deixa dois mortos e 16 feridos na França

 

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região próxima a Tóquio, no Japão

 

A Itaipu explicou que as administrações brasileira e paraguaia possuem gestões financeiras independentes. Dessa forma, os recursos da margem brasileira são movimentados pelo sistema bancário nacional e seguem normas internas de segurança, liquidez e rentabilidade.

 

Já a margem paraguaia da usina aparece entre as instituições públicas que mantinham recursos no banco. Até o momento, não foi esclarecido o valor exato das aplicações realizadas pela administração paraguaia.

 

Estimativas apontam que o Ueno Bank administrava aproximadamente US$ 850 milhões em recursos públicos do Paraguai. Os valores ficaram bloqueados após o início do processo de dissolução da instituição financeira.

 

O caso também provocou instabilidade política. O presidente paraguaio, Santiago Peña, enfrentou um processo de impeachment após o escândalo envolvendo o banco e apresentou um pedido de renúncia na quinta-feira (5), mas a solicitação foi rejeitada pelo Congresso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram 

 

Apesar da crise no país vizinho, a Itaipu reiterou que a operação da usina segue normalmente. A empresa destacou que não há previsão de impactos na geração ou no fornecimento de energia pela margem brasileira.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.