19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
22/09/2021

Itamaraty perdeu a batalha dentro do governo pelo discurso de Bolsonaro na ONU

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro

A equipe do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, perdeu a batalha interna dentro do governo na elaboração do discurso do presidente Jair Bolsonaro proferido na Assembleia Geral da ONU.

 

Os assessores e o ministro elaboraram uma versão numa linha moderada, na busca de melhorar a imagem do Brasil no exterior, mas ela foi modificada e prevaleceu a proposta no tom radical.

 

O objetivo do Itamaraty era criar um clima de aproximação entre o governo brasileiro e países que hoje criticam, por exemplo, a política ambiental adotada pelo presidente Bolsonaro. Com isso, a expectativa da equipe de Carlos França era também melhorar a imagem do Brasil junto a investidores estrangeiros, que ameaçam suspender aplicações se o país não mudar sua atuação na área ambiental.

 

Veja também 

 

Deputado do DF diz que Bolsonaro 'é obcecado pela morte dos outros'

 

Mandetta sobre Queiroga: 'Será que vai fazer tratamento precoce?'

O teor da versão mais moderada chegou a ser repassado a empresários brasileiros, hoje preocupados com as dificuldades em seu negócios com parceiros no exterior por conta da linha negacionista do governo Bolsonaro tanto no combate à Covid como em relação a questões ligadas ao meio ambiente.

 

Como não prevaleceu a linha defendida pelo Itamaraty, mas a da ala radical do governo, os empresários já estão prevendo que as dificuldades devem aumentar ainda mais e sinalizaram que o presidente Bolsonaro não pretende recuar em suas políticas, o que vai acabar levando a retaliações de países e investidores estrangeiros.

 

Bolsonaro acabou proferindo um discurso em tom radical, citando dados fora de contexto ou falsos em relação à economia e ao meio ambiente. Além disso, defendeu o tratamento precoce com remédios de ineficácia comprovada. A fala presidencial gerou críticas no exterior e no Brasil. Agradou, porém, aos apoiadores fiéis do presidente da República. Afinal, foi feito para agradá-los.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Segundo interlocutores de Bolsonaro, ele não poderia desagradar pela segunda vez, em curto espaço de tempo, sua bolha de apoio. Os seguidores do presidente não gostaram da “Declaração à Nação”, assinada por Bolsonaro, na qual ele recuou dos seus ataques ao Judiciário feitos durante o 7 de Setembro. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.