Banco contesta série de publicações sobre descontos em contas de clientes e tenta impedir novas divulgações sobre o caso.
O Banco Itaú enviou uma notificação extrajudicial ao portal Metrópoles nesta quarta-feira (1º), contestando reportagens que tratam de supostas cobranças irregulares realizadas pela instituição financeira em contas de clientes. No documento, o banco solicita providências em relação às publicações e questiona o conteúdo divulgado pelo veículo.
As reportagens abordam alegações de descontos referentes a seguros e outros serviços que, segundo clientes ouvidos pelo portal, não teriam sido contratados. O Itaú, por sua vez, sustenta que parte dessas cobranças pode estar relacionada a produtos efetivamente contratados pelos correntistas ao longo dos anos, ainda que muitos deles afirmem não se recordar das adesões.
De acordo com o Metrópoles, o banco não apresentou ao veículo nem às autoridades documentos que comprovassem, de forma individualizada, as contratações mencionadas nas reportagens. O portal afirma que continuará acompanhando o caso e considera que as publicações cumprem seu papel jornalístico de informar a sociedade sobre denúncias de interesse público.
Veja também

Igreja Católica mobiliza campanha nacional para ajudar vítimas dos terremotos na Venezuela
Professora é encontrada morta em represa e namorado é procurado por suspeita de feminicídio
Na notificação, o Itaú destaca que o portal publicou cerca de 20 reportagens sobre o tema, além de dezenas de postagens nas redes sociais, alegando que o conteúdo teria causado impactos à imagem da instituição.
Como parte da estratégia de resposta, o banco também lançou uma plataforma própria chamada "Factópoles", destinada a apresentar sua versão dos fatos e contestar informações divulgadas nas reportagens.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Até o momento, o caso segue em discussão, sem decisão judicial relacionada ao conteúdo das publicações ou às alegações apresentadas pelas partes.