25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
22/05/2020

João Luiz defende o uso da bicicleta como modal no Amazonas pós-pandemia

Foto: Divulgação

O parlamentar protocolizou indicação ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus

Na manhã desta quinta-feira (21), durante Sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) defendeu a bicicleta como modal de transporte essencial no Amazonas pós-pandemia da Covid-19.

 

Na data de hoje, o parlamentar protocolizou indicação ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus, na qual propõe a inclusão de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em projetos de infraestrutura a serem executados em Manaus e no interior do Estado.

 

De acordo com o parlamentar, a exemplo de países da Europa que apostam na bicicleta para evitar aglomerações nos transportes públicos pós-quarentena, o Amazonas também deve investir em ações, programas e projetos que incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte na capital e no interior do Estado.

 

Veja também 

 

Governo do Estado disponibiliza 200 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em Unidades de Conservação do Amazonas

 

Brasil é país onde número de mortes por Covid-19 mais aumenta

 

“No mundo afora, a bicicleta tornou-se tendência no retorno à normalidade pós-pandemia como meio de transporte sustentável e por permitir o distanciamento social. O incentivo ao uso do modal vai evitar aglomerações nos transportes públicos e garantir a segurança da saúde pública”, afirmou João Luiz.

 

Para justificar a solicitação aos executivos municipal e estadual, João Luiz citou, ainda, uma pesquisa nacional, a qual aponta Manaus como a pior cidade do Brasil para pedalar.

 

“Não podemos ficar à margem dessa colocação. Temos de criar políticas públicas para mudar esse cenário, como parlamentar, defendo o incentivo da bicicleta como modal de transporte pelos inúmeros benefícios, confirmados cientificamente, à saúde, à sustentabilidade, ao transporte público, ao trânsito e, agora, como tendência e aposta para evitar uma nova onda da Covid-19”, ressaltou o parlamentar, ao acrescentar que já passou da hora de o Estado contemplar o uso das bicicletas nas obras de infraestrutura.

 

O Republicano afirmou, ainda, que questionou a Prefeitura de Manaus quanto à ausência de bicicletários nos novos terminais de ônibus da cidade. “Os terminais de ônibus de Manaus serão reformados, mas infelizmente os novos projetos não incluem a implantação de bicicletários, o que seria essencial para a população.

 

Uma vez que o usuário do transporte público poderia se deslocar de bicicleta até o terminal, onde a deixaria estacionada em local seguro e, de lá, seguiria no transporte público ao destino final. Questionei a Prefeitura sobre isso e sugeri que os projetos fossem revistos”, ressaltou João Luiz.

 

 

Planos de governos

 

 

João Luiz afirmou, ainda, que os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus devem contemplar a bicicleta como modal de transporte nos planos de governo. “Vou acompanhar e analisar os planos de governo e cobrar projetos que contemplem a bicicleta como meio de transporte.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Temos de cobrar melhorias para a nossa cidade e a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas está muito além do lazer, contribui para uma vida saudável, para um trânsito mais seguro e menos congestionado e para a preservação do meio ambiente”, concluiu o parlamentar.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.