NOTÍCIAS
Internacional
Joe Biden: entenda como é o diagnóstico do câncer de próstata com metástase óssea
Foto: Reprodução

Em geral, o diagnóstico da doença começa pela realização do exame PSA, seguido de análises complementares

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata com metástase óssea em estágio 4, o mais grave. Isso ocorre quando um câncer está em fase avançada e sai da região onde começou e atinge outras regiões do corpo.

 

No caso de Biden, o câncer teve início na próstata, uma glândula que fica localizada abaixo da bexiga e liga esse órgão ao orifício externo do pênis, e se espalhou para os ossos.

 

No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre homens - atrás apenas do câncer de pele não melanoma - e o segundo que mais mata, atrás apenas do de pulmão, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo o Ministério da Saúde, na maior parte dos casos, o câncer de próstata tem crescimento lento, sem manifestar sintomas. No entanto, ocasionalmente, pode se desenvolver de forma rápida.

  

Veja também

 

Partido de Milei vence eleições legislativas de Buenos Aires

 

Oito países e União Europeia já suspenderam compra de frango do Brasil

 

O quadro de metástase, como o de Biden, ocorre quando o caso está avançado. É uma situação mais grave e de difícil tratamento. Em geral, o diagnóstico da doença é feito pela contagem do antígeno prostático específico no sangue do homem, pelo exame chamado PSA, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Além dessa, outra maneira de diagnosticar o câncer de próstata é pelo exame de toque retal.

 

Quando o resultado de um desses exames é anormal, são necessárias análises complementares que ajudam a descartar ou confirmar o diagnóstico da doença. Em caso de confirmação, é preciso avaliar o estágio em que o tumor se encontra para definir a conduta mais adequada para o tratamento.

 

Estes exames podem incluir biópsia da próstata com agulha, graduação histológica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea e PETScan, com base em antígeno prostático específico da membrana (PSMA).

 

O gabinete de Biden informou que o ex-presidente apresentava sintomas urinários, o que o levou a procurar atendimento médico. De acordo com o Ministério da Saúde, na fase inicial o câncer de próstata pode não apresentar sintomas.

 

Quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. O câncer de próstata avançado que se espalhou para os ossos pode causar também dor, fadiga e perda de peso.

 

Em vez disso, disse ele, o cenário mais provável é que um médico tenha feito um exame, notado um nódulo na próstata do Sr. Biden e solicitado um exame de sangue, o teste do antígeno prostático específico.

 

O teste de PSA procura uma proteína liberada pelas células cancerígenas e pode ser acompanhado por uma ressonância magnética. O exame de sangue e a ressonância magnética teriam apontado para o câncer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Neste momento, pacientes como o Sr. Biden e outros que desenvolvem diagnósticos de câncer de próstata metastático têm mais sorte do que pacientes do passado. Existem cerca de 10 novos tratamentos para a doença, e eles mudaram significativamente o quadro.  

 

Fonte:O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.