30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
01/04/2024

Jovens também podem ter morte súbita durante o sexo, indica estudo

Foto: Reprodução

Pesquisa relata que a idade média de pessoas que morrem durante o sexo é de 38 anos. Veja o que diz a ciência sobre essas mortes súbitas

As mortes súbitas durante o sexo são raras, mas estão longe de ser uma preocupação exclusiva da terceira idade. Cerca de 0,6% de todas as pessoas que tiveram morte súbita estava transando, e isso pode acontecer também na juventude.

 

Embora sejam comumente divulgados os casos de pessoas com mais idade que morreram durante o sexo, como o pai do ator Matthew McConaughey, que perdeu a vida no decorrer de ato sexual, em 1992, a fatalidade pode acontecer em qualquer idade – os fatores de riscos envolvem malformações cardíacas e uso de drogas.

 

A idade média das pessoas que morreram durante o sexo encontrada em um estudo de 2022 foi de 38 anos. A análise reuniu dados de 17 casos relacionados a óbitos dessa natureza registrados em um hospital do Reino Unido entre 1994 e 2020: 11 homens e 6 mulheres. Apenas quatro deles tinham histórico prévio de doenças cardíacas.

 

Veja também 

 

É POSSÍVEL FAZER SEXO POR 100 DIAS CONSECUTIVOS? ENTENDA O 'DESAFIO'

 

PÁSCOA EM FAMÍLIA: como incluir os pets na comemoração sem riscos

Mais da metade dos indivíduos analisados no estudo perdeu a vida por causa da síndrome de morte arrítmica súbita (SADS, em inglês), que acontece quando há uma parada cardíaca súbita sem motivo aparente. Há indícios que conectam o óbito a sutis alterações cardíacas transmitidas geneticamente.

 

Em um artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation a respeito do histórico de pesquisas sobre o tema, o patologista químico David Gaze ressaltou que, em geral, esses casos são consequência de uma combinação de esforço físico e drogas (lícitas ou ilícitas).Tanto os produtos quanto a atividade física têm em comum o fato de aumentarem o fluxo cardíaco, o que pode engatilhar condições coronárias preexistentes ou levar à movimentação de coágulos até o coração.

 

Por que o sexo pode causar morte súbita em homens e mulheres jovens

Foto: Reprodução

 

Em um estudo semelhante apresentado em uma conferência da American Heart Association, em 2017, pesquisadores descreveram o caso de 32 homens e duas mulheres vítimas de morte súbita durante o sexo. Em apenas um terço dos casos, os parceiros das vítimas tentaram fazer massagens cardíacas para reanimá-las.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Em nenhum dos estudos analisados pelo pesquisador a média de idade de morte súbita superou os 59 anos. “Mesmo que o risco seja baixo até para pessoas com cardiomiopatias, o mais aconselhável é não esperar para consultar um cardiologista em casos de morte súbita na família”, aconselha o médico.

 

Fonte: Uol

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.