Carla Zambelli livre pela Justiça italiana
A Justiça italiana autorizou a soltura da ex-deputada federal Carla Zambelli após a Corte Suprema de Cassação, última instância do Judiciário da Itália, rejeitar o pedido de extradição relacionado ao caso da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi divulgada na sexta-feira (23).
Com a decisão, Zambelli deixou a prisão e passará a aguardar em liberdade a análise de um segundo processo de extradição solicitado pelas autoridades brasileiras.
Apesar da vitória parcial da defesa, a ex-parlamentar ainda enfrenta problemas judiciais tanto no Brasil quanto na Itália. Ela responde a dois processos ligados a condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
Veja também

Deputado do PL destina R$ 2,5 milhões a ONG sob suspeita de gestão informal em Sergipe
Governo conclui licitação da BR-319 e prevê homologação das obras até junho
O primeiro caso envolve a invasão ao sistema do CNJ e a emissão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Nesse processo, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
O segundo processo está relacionado ao episódio em que a ex-deputada perseguiu um homem armada pelas ruas de São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Nesse caso, o STF condenou Carla Zambelli a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.
Os dois pedidos de extradição chegaram a ser analisados conjuntamente pela Justiça italiana, que inicialmente havia dado parecer favorável ao envio da ex-deputada ao Brasil. No entanto, os recursos passaram a tramitar separadamente na fase final do processo.
Até o momento, não há previsão para o julgamento definitivo do segundo pedido de extradição.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Carla Zambelli foi presa na Itália em julho do ano passado, após entrar na lista de difusão vermelha da Interpol. Antes disso, ela deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos e, posteriormente, seguiu para a Itália, país onde possui cidadania.