O anúncio foi feito em pronunciamento em frente à residência oficial do governo, em Downing Street, em Londres
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o comando do governo britânico e também a liderança do Partido Trabalhista. A decisão foi comunicada em meio a uma crescente pressão interna dentro da legenda e à queda de popularidade do premiê nas últimas semanas.
O anúncio foi feito em pronunciamento em frente à residência oficial do governo, em Downing Street, em Londres. Em discurso emocionado, Starmer afirmou que suas decisões ao longo do mandato sempre tiveram como prioridade os interesses do país.
“Todas as decisões que tomei foram para colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que vou renunciar como líder do Partido Trabalhista”, declarou o premiê durante a fala à imprensa e apoiadores.
Veja também
.jpg)
Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, morre aos 100 anos
Apesar da renúncia à liderança partidária, Starmer informou que permanecerá no cargo de primeiro-ministro até a definição de seu sucessor. Segundo ele, o processo interno para escolha do novo líder do Partido Trabalhista deve começar em julho.
A expectativa é que a transição seja concluída até setembro, quando o novo dirigente assumirá oficialmente tanto a liderança do partido quanto o comando do governo britânico.
A saída de Starmer ocorre após menos de dois anos à frente do governo do Reino Unido e reflete um cenário de instabilidade política dentro do Partido Trabalhista, que enfrenta divisões internas e queda de apoio popular.
Com a mudança, o Reino Unido deve chegar ao sétimo primeiro-ministro desde o referendo do Brexit, em 2016, período marcado por forte instabilidade política e sucessivas trocas de liderança no país.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
A sucessão agora abre espaço para uma disputa interna no Partido Trabalhista, enquanto o governo tenta manter a governabilidade durante o período de transição.