14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
01/04/2024

Lambeijos: especialistas explicam se beijar o pet faz mal para a saúde

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Muitos tutores têm o hábito de beijar seu pet na boca e não sabem se isso pode fazer mal para a saúde

 A relação de amor e carinho entre humanos e seus pets é cada vez maior. Ainda mais em um país como o Brasil, que é o terceiro com mais animais domésticos no mundo, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB). Por isso, atos de afeição com os bichinhos, como os famosos “lambeijos”, são bastante frequentes. Porém, será que eles são saudáveis?

 

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos tutores que têm essa mania de beijar o pet na boca. E, para muitos especialistas da área da saúde, a resposta é que essa prática não é recomendável e, se feita, deve seguir alguns cuidados.

 

Isso não quer dizer que você não deva ter momentos de contato físico com seu cãozinho ou gatinho, já que isso é positivo para a proximidade com eles e até para sua saúde mental. A questão é apenas escolher outras formas de afeição, como abraços e carinhos, e tomar muito cuidado se eventualmente for continuar dando “lambeijos”.

 

Veja também

 

SAIBA COMO A PÁSCOA É CELEBRADA NAS RELIGIÕES AO REDOR DO MUNDO

 

O que significa a Sexta-Feira Santa? Entenda o dia celebrado no cristianismo

 

MALEFÍCIOS DE BEIJAR O PET

 

Segundo a veterinária da Pet de TODOS, Ketlin Costa Moreira, beijar o animal de estimação pode acarretar algumas consequências à saúde. O risco é maior ainda se o pet tiver cálculo dentário, condição também conhecida como o tártaro.

 

“Os bichinhos costumam ser alvo de coleções bacterianas, então é interessante que as pessoas evitem beijar a boca deles, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida”, alerta a profissional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Por isso mesmo, a veterinária indica que, se quiser continuar dando “lambeijos” no seu bichinho, uma medida importante é cuidar bem da saúde bucal do animal. Isso deve ser feito por meio de escovação regular e visitas ao veterinário. Dessa forma, a probabilidade de o hábito de beijar o pet te causar alguma doença ou infecção será bem menor.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.