26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
09/07/2020

Lei das Fake News nem foi aprovada e já deu resultados, diz Maia sobre operação do Facebook

Foto: Reprodução

Projeto já passou no Senado e agora está na Câmara. Presidente da Câmara afirmou que na segunda-feira haverá primeira reunião para debater o tema.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira (9) que o projeto das fake news nem foi aprovado e “já deu resultados” ao mencionar ação do Facebook que derrubou redes de contas falsas no Brasil e em outros países.

 

No país, as contas e páginas removidas eram ligadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a gabinetes da família Bolsonaro, que, segundo o Facebook, estavam envolvidas com a criação de perfis falsos.

 

A operação se deu em meio a um intenso debate sobre o papel das plataformas em relação ao conteúdo veiculado em suas redes.

 

Veja também

 

Presidente da CPI das Fake News quer investigar conteúdo das contas derrubadas pelo Facebook

 

Facebook derruba rede de fake news ligada ao PSL e à família Bolsonaro

No fim de junho, o Senado aprovou um projeto com medidas para combater a disseminação de conteúdo falso na internet. O texto agora está na Câmara.

 

“Essa é uma lei que não está nem aprovada e já deu resultados. Ontem, o Facebook fez uma operação não apenas no Brasil, mas em outros países. Você vê como, quando a gente discute de forma correta, independente[mente] se o texto é bom ou se o texto pode ser aprimorado, como é que a discussão de uma matéria que está preocupando a tantos brasileiros, como é que ela já pode dar resultados, onde as próprias plataformas começam a ver que têm responsabilidade, sim, sobre aquilo que acontece no seu mundo”, afirmou Maia em uma transmissão ao vivo promovida por um banco.


Segundo o presidente da Câmara, na próxima segunda-feira (13) será realizada a primeira reunião entre deputados para ouvir especialistas no tema, mas ele destacou não haver pressa em aprovar um projeto.

 

“Na segunda[-feira], a gente começa com uma reunião. Vamos trazer vários atores para discutir, para que no prazo, com a urgência necessária, sem pressa, porque a pressa acaba atrapalhando o bom texto. Então, nós temos urgência, mas nós não temos a pressa de votar amanhã, de votar depois de amanhã”, afirmou.

 

Maia disse ainda que espera que o texto a ser aprovado pela Câmara possa servir de referência para outros países.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

“Nós temos já um debate iniciado no Senado que vai ser complementado pela Câmara e vai se aprovar, espero eu, um bom texto, que espero inclusive que possa ser referência para outras democracias que sofrem com o mesmo tipo de ataques das fake news”, declarou. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.