16 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
10/06/2024

Leite de caixinha faz bem? Tire as suas dúvidas sobre o produto lácteo

Foto: Reprodução

Há quem pense que o leite de caixinha seja um produto regado de aditivos químicos, como os conservantes, mas não é bem assim

Há quem pense que o leite de caixinha seja um produto regado de aditivos químicos, como os conservantes. No entanto, o primeiro ponto a ser esclarecido é que a legislação brasileira não permite a adição de nenhum tipo de conservante à bebida. Se isso acontecer, trata-se de uma fraude.O que faz o leite durar tanto tempo, sem refrigeração, é a combinação de tratamento térmico (ultrapasteurização) associado à tecnologia de embalagem.

 

Na ultrapasteurização, os microorganismos são eliminados, deixando a bebida estéril. Em seguida, ela é inserida na caixinha asséptica, composta por camadas de diferentes materiais.

 

É válido frisar que o único componente permitido de ser adicionado à bebida é um estabilizante, o citrato de sódio, já presente na composição do leite natural e que garante a proteção das proteínas durante o processo de ultrapasteurização.

 

Veja também 

 

Método 30-30-30: como a tendência fitness do TikTok pode ajudar a ter rotina mais saudável

 

Perfeita para o jantar: conheça a poderosa verdura que ajuda a descansar melhor e acordar com a barriga chapada

Inclusive, já é possível encontrar versões de leite sem nenhum tipo de ativo, contendo apenas leite e nada maisIsso se deve pela proximidade entre as fazendas e os laticínios, justamente pelo leite ser transportado por curtas distâncias, possibilitando seu processamento térmico em um período menor de tempo após a ordenha. Com isso, as proteínas se mantêm estáveis, dispensando a necessidade de estabilizante.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, a ingestão de leite é saudável pelo fato de a bebida ser fonte importante de proteínas e cálcio.Só deve se abster do consumo aqueles indivíduos que sofrem de intolerância ou alergia, uma vez que, nesse caso, não é a bebida que é ruim, mas sim o organismo da pessoa que não digere bem a substância. 

 

Fonte: Tv Foco

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.