18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/03/2022

Libido: entenda como o envelhecimento afeta o apetite sexual da mulher

Foto: Reprodução

Ginecologista explica que dentre as causas para a baixa libido estão: fatores biológicos, psicológicos e também socioculturais

Embora assuntos ligados a sexualidade sejam pouco discutidos, ainda é de extrema importância trazê-los à tona, principalmente quando dizem respeito à saúde íntima da mulher. Um desses exemplos pouco abordados é o envelhecimento do desejo sexual feminino, que com o passar dos anos pode ser afetado, e até mesmo prejudicado.

 

Sim, o envelhecimento do organismo pode afetar o apetite sexual, e essa problemática acontece por uma série de causas, como fatores biológicos, psicológicos e também socioculturais. Com o passar dos anos, a consequente queda dos hormônios sexuais e relacionamentos longos com scripts sexuais monótonos, podem influenciar também na queda da libido.

 

Mas para entender um pouco mais sobre esse envelhecimento do apetite sexual feminino, primeiro é necessário entender o porquê da libido ser tão necessária ao longo da vida.

 

Veja também 

 

O que esperar do primeiro ano de menstruação?

 

Impotência sexual feminina: como identificar e quais são os tratamentos?

A importância da libido


Segundo Aline Ambrosio, ginecologista, obstetra e terapeuta sexual, a libido é uma energia de vida, que nos move para nos conectarmos com alguém ou com nós mesmos, e pode ter alguns objetivos ao nos impulsionar para contato sexual: procriação, prazer, estreitar laços de intimidade ou ate para expressão do masculino ou feminino.

 

PETA Sexual Fruit Video Raises Eyebrows: "Am I Going Crazy?"

 

De acordo com Ambrosio, se a maior motivação para sexo é reproduzir-se, problemas de fertilidade ou o envelhecimento podem reduzir o desejo sexual. "Alterações biológicas, como disfunção da tireoide, queda de hormônios masculinos e femininos, ou tratamentos para doenças crônicas que provocam queda da energia física, também alteram a resposta sexual adequada", explica.

 

Altos e baixos do apetite sexual ao longo dos anos


Na adolescência, por exemplo, o funcionamento do cérebro tem suas particularidades. "A liberação de dopamina apresenta picos mais proeminentes em situações de prazer, além de a atividade sexual ser uma novidade para o cérebro nesta faixa etária", explica Ambrosio.

 

O cérebro também tem maior intensidade emocional a partir do crescente desenvolvimento do eixo hormonal dessa fase, deixando o adolescente mais intenso nas reações emocionais e sexuais, e também mais explosivos.

 

Agora, aos 30 e 40 anos, se houver conhecimento do funcionamento sexual, a libido pode ficar mais potente. "Se tiverem situações que reduzam a autoestima, relacionamentos abusivos, ou com vínculo fraco, a libido pode cair", clarifica.

 

O que causa a libido baixa em mulheres e como aumentá-la, segundo  especialista - Go Outside

Fotos: Reprodução 

 

Já na gravidez, a libido é mais influenciada por questões emocionais e tabus. De acordo com Ambrosio, o medo de machucar o bebê no último trimestre, de abortar no início da gravidez e não encontrar posição adequada para estimular adequadamente o clitóris, podem ser causas da queda do desejo sexual. "Geralmente, o segundo trimestre é a fase em que a libido se encontra em alta para a maioria das gestantes", esclarece.

 

Logo após, quando mais maduras e também com a proximidade da menopausa, ainda há mulheres que sentem que não precisam mais ter relações sexuais porque “estão velhas” ou porque não podem engravidar. Porém, é importante relembrar que o sexo não serve somente para ter filhos, mas também para obter prazer e intimidade com a parceria ou consigo mesmo.

 

Além dos tabus em cima dessa fase da mulher, ocorre mudanças corporais intensas na menopausa, como a queda do metabolismo, e isto pode mexer com a autoestima.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No entanto, um dos pontos mais relevantes para engajamento numa atividade sexual, segundo a ginecologista e terapeuta sexual, é trabalhar a autoestima. A atitude é importante para estimular a resposta em relação ao sexo, pois a expressão da sexualidade ocorre naturalmente quando estamos bem com nosso corpo e nosso propósito de vida. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.