Maior parte da reformulação atinge reservas e lista ainda não está fechada
O Grêmio iniciou uma verdadeira reformulação no elenco após a troca de gestão, ocorrida no fim do ano passado. Até o momento, o clube confirmou 16 saídas, entre jogadores vendidos, emprestados ou que tiveram seus contratos rescindidos. Em contrapartida, apenas quatro reforços chegaram: Caio Paulista, Tetê, Enamorado e Weverton.
Dos atletas que deixaram o Tricolor, somente dois eram titulares na temporada passada, ainda sob o comando do técnico Mano Menezes e durante a administração do então presidente Alberto Guerra.
A principal negociação foi a venda do atacante Alysson, negociado com o Aston Villa, da Inglaterra, por 10 milhões de euros (cerca de R$ 65,6 milhões), além de 2 milhões de euros em bônus (R$ 13,1 milhões) por metas de desempenho.
Veja também

Flamengo muda planejamento e vai a campo com elenco principal contra o Vasco no Carioca
Newcastle tem interesse na contratação de Rayan, e Vasco espera proposta
Outra saída de destaque foi a do goleiro Tiago Volpi, que teve o contrato rescindido e deve assinar com o Bragantino. Também deixaram o clube nesta terça-feira o zagueiro Jemerson e o volante Felipe Carballo, ambos com rescisão contratual.
Apesar da extensa lista de dispensas, a reformulação ainda não está encerrada. A diretoria gremista admite que jogadores como Aravena, Cuéllar e Edenilson podem ser liberados caso surjam propostas dentro dos valores esperados.
Além disso, o clube precisa administrar o número de estrangeiros no elenco, já que atualmente conta com 11 atletas de outros países no grupo principal.
CONFIRA A LISTA DE JOGADORES QUE DEIXAM O GRÊMIO EM 2026:
Adriel: goleiro novamente emprestado, agora ao AVS, de Portugal.
Alex Santana: volante devolvido ao Corinthians após o fim do contrato.
Alysson: atacante vendido ao Aston Villa, da Inglaterra.
Arezo: centroavante novamente emprestado ao Peñarol.
Camilo: volante com acerto encaminhado com a Chapecoense para 2026.
Cristian Olivera: atacante emprestado ao Bahia.
Enzo: lateral-esquerdo encerrou contrato de empréstimo no fim de 2025.
Felipe Carballo: volante não se apresentou para a pré-temporada e teve contrato rescindido.
Jardiel: centroavante emprestado ao Novorizontino.
Jemerson: zagueiro teve o contrato rescindido.
João Lucas: lateral-direito emprestado ao Remo.
Jorge: goleiro emprestado ao Ceará.
Lucas Esteves: lateral-esquerdo com venda encaminhada ao San Luís, do México.
Mila: volante emprestado ao Anápolis.
Ronald: volante novamente emprestado, agora ao Fortaleza.
Tiago Volpi: goleiro teve contrato rescindido e deve acertar com o Bragantino.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A tendência é que novas movimentações ainda ocorram nos próximos dias, com o Grêmio seguindo o processo de reformulação para a sequência da temporada.