25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
23/01/2023

Lula diz que BNDES vai voltar a financiar projetos para ajudar 'países vizinhos' a crescer

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 23, a empresários em Buenos Aires, na Argentina, que o BNDES vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e ajudar "países vizinhos a crescer".

 

"O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior. E para ajudar que países vizinhos possam crescer e até vender resultado desse enriquecimento para países como Brasil", afirmou o petista.Lula criticou a atual política do BNDES.

 

Para o presidente, há quatro anos o banco público não empresta dinheiro para o desenvolvimento, o que teria ajudado na estagnação do crescimento brasileiro. "Todo o dinheiro do BNDES é voltado para o Tesouro que quer receber o empréstimo feito", disse o presidente. "O Brasil parou de compartilhar a possibilidade de crescimento com outros países".

 

Veja também 

 

'Não foi possível dar certo', diz Lula sobre troca no comando do Exército

 

Novo comandante assume com missão de 'pacificar' Exército e vai afastar ex-assessor de Bolsonaro que comanda batalhão em GO

Para o petista, foi "graças ao financiamento de 500 bilhões de reais do BNDES" que o Brasil teria sido "o último país a entrar na crise [de 2008] e o primeiro a sair".

 

O petista disse ter "orgulho" de quando o BNDES tinha mais recursos para financiar do que o Banco Mundial. No discurso, Lula destacou que tinha orgulho de quando o banco de desenvolvimento financiava obras na América do Sul e nos países africanos. "Porque é isso que os países maiores têm que fazer, tentando auxiliar os países que têm menos condição em determinado momento histórico", afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Lula disse que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto Néstor Kirchner, assim como nos fertilizantes. 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.