NOTÍCIAS
Política
Lula e Flávio Bolsonaro divergem sobre fim da escala 6x1; veja o que cada um defende
Foto: Adam Gray e Evaristo Sa / AFP

Lula é a favor de reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais, enquanto Flávio Bolsonaro defende jornada flexível

O fim da escala de trabalho 6x1 voltou ao centro do debate político nesta terça-feira (6), com posições diferentes entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno da eleição presidencial. A proposta em discussão no Senado prevê reduzir a jornada máxima de 44 para 40 horas semanais e garantir dois dias de descanso, sem redução salarial.

 

Lula defende o fim da escala 6x1 e a adoção de uma jornada de 40 horas semanais, mantendo os salários. A proposta prevê que os trabalhadores passem a ter dois dias de descanso por semana, com a mudança sendo feita por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que já avançou no Congresso.

 

Flávio Bolsonaro, por outro lado, criticou a proposta apoiada pelo governo e classificou a discussão como oportunista. O candidato defende uma alternativa apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), baseada na remuneração conforme as horas trabalhadas e em maior flexibilidade para que empregado e empregador definam a jornada.

 

Veja também

 

Em reunião, Lula é aconselhado a ampliar presença nas redes e diz que vai explorar riscos de Flávio

 

Flávio confirma que vai participar de debates no 2º turno: ''São importantes''

 

A proposta apoiada pelo governo mantém a jornada de 40 horas semanais sem redução salarial. Já o texto alternativo defendido por Flávio prevê que a remuneração seja calculada de acordo com a quantidade de horas trabalhadas, o que pode permitir jornadas diferentes da atual escala 6x1. A PEC de Marinho também dá maior peso aos acordos entre patrões e empregados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A PEC que trata do fim da escala 6x1 começou a ser discutida no plenário do Senado nesta terça-feira. Antes de uma eventual votação em primeiro turno, o texto precisa passar por sessões de discussão e, para ser aprovado como emenda constitucional, necessita de pelo menos 49 votos dos 81 senadores em dois turnos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.