19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
30/11/2023

Lula elogia atuação do Catar na mediação de acordo entre Israel e Hamas e afirma que país tem perfil 'ativo e independente'

Foto: Reprodução

Lula ainda afirmou que o país é um ator diplomático relevante

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira que o Catar é um "ator diplomático relevante" e elogiou a atuação do país na mediação do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas que viabilizou ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e a libertação de reféns.

 

Lula deu as declarações durante e abertura do Fórum Econômico Brasil – Catar: Oportunidades e Negócios, em Doha.

 

— Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns (mulheres e crianças) em troca de uma trégua temporária e da libertação de prisioneiros palestinos (mulheres e crianças) — afirmou Lula.

 

Veja também

 

Lula diz esperar que Senado 'faça o debate que tiver que fazer' e aprove nomes de Dino e Gonet

 

Presidente de torcida organizada do Atlético é desligado após denúncia de ex-namorada por agressão

O presidente afirmou ainda que o país tem um perfil ativo e independente na política externa e que tem sido um "interlocutor-chave" em diversos temas de "amplitude regional e global".

 

—O Catar é um ator diplomático relevante graças a sua política externa de perfil ativo e independente. É um interlocutor-chave em vários temas de amplitude regional e global. Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina.

 

O acordo viabilizou a libertação de dezenas de reféns capturados em 7 de outubro, de cerca de 200 palestinos presos em Israel, além da entrega de ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza.

 

Nesta quarta-feira, mais dez reféns israelenses, duas russas-israelenses e quatro tailandeses foram libertados pelo Hamas, e 30 palestinos deixaram o cárcere em Israel, e retornaram para a Cisjordânia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O acordo está em vigor desde a sexta-feira passada, mas há um impasse para a nova extensão das pausas nos combates. Em declarações feitas à AFP, uma fonte do Hamas disse que, até o momento, o grupo considerou as propostas israelenses para uma nova extensão do cessar-fogo "insatisfatórias" e o governo de Benjamin Netanyahu tem declarado, de forma recorrente, que retomará "com toda a força" a operação militar assim que a trégua acabar. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.