NOTÍCIAS
Educação
Lula oficializa saída de Camilo Santana do MEC e nomeia substituto
Foto: Divulgação

Leonardo Barchini é o novo ministro da Educação, após saída de Camilo Santana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a saída de Camilo Santana do comando do Ministério da Educação e nomeou Leonardo Barchini como novo titular da pasta. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

 

A troca faz parte de uma série de mudanças no governo federal com a aproximação das eleições de 2026. Ministros que pretendem disputar cargos ou atuar diretamente em campanhas precisam deixar suas funções dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral.

 

Camilo Santana deixa o MEC para se dedicar ao cenário político, especialmente às articulações eleitorais. Ele é senador eleito pelo Ceará e estava licenciado para ocupar o cargo de ministro desde o início do atual governo.

 

Veja também

 

Alckmin diz que quem defende ditadura não deveria ser candidato

 

'Ninguém vai fazer a gente mudar o PIX', diz Lula ao comentar relatório dos EUA com críticas à ferramenta

 

Para substituí-lo, Lula escolheu Leonardo Barchini, que já atuava como secretário-executivo da pasta, considerado o “número dois” do ministério. A escolha segue a estratégia do governo de manter nomes internos para garantir continuidade aos projetos em andamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Barchini tem longa trajetória no setor público e no próprio MEC, onde já ocupou diferentes cargos técnicos e de gestão. A expectativa do governo é que ele dê sequência às políticas educacionais já iniciadas, sem grandes mudanças na condução da área. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.