02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
10/02/2023

Lula propõe a Biden governança global para clima em visita à Casa Branca

Foto: Reprodução

Na primeira reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden como presidentes do Brasil e dos EUA, realizada na Casa Branca, em Washington, nesta sexta-feira (10/02), o petista convidou o líder americano para discutir um mecanismo de governança global que force os países a acatar decisões na área climática.

 

"É preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte", afirmou o petista ao democrata. "A questão climática, se não tiver uma governança global forte e que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo", acrescentou.

 

"Não sei qual é o fórum, não sei se na ONU, não sei se é no G20, não sei se é no G8, mas alguma coisa temos que fazer para obrigar os países, o nosso Congresso, os nossos empresários a acatar decisões que tomamos em nível global. Se não acontecer, nossa discussão na questão climática ficará prejudicada."

 

Veja também 

 

Lula pode ser um ponto de equilíbrio entre Pequim e Washington

 

Deputado do Novo quer proibir governo Lula de se chamar governo Lula



O presidente Lula cumprimenta o homólogo americano, Joe Biden, em Washington - Jonathan Ernst/Reuters
Lula chegou à Casa Branca, às 17h50, no horário de Brasília, e cumprimentou Joe Biden com um aperto de mãos que simbolizou a reaproximação entre Brasil e EUA após dois anos de relações dormentes.


Ele chegou acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e foi recebido pelo presidente americano no jardim dos fundos da Casa Branca. Eles seguiram para o Salão Oval, onde se reuniram a sós antes de um encontro maior com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Marina Silva (Meio Ambiente) e o assessor especial Celso Amorim, junto a ministros do governo Biden.


A primeira-dama Jill Biden tomaria um chá com Janja, mas a agenda foi cancelada porque a americana, segundo o governo americano, não estava se sentindo bem —ela fez um teste para Covid, e o resultado foi negativo. Janja então fez um tour pela Casa Branca enquanto os presidentes se reuniam. Dos jardins da Casa Branca era possível ouvir apoiadores do petista com caixa de som, megafone e gritos de "Lula".
Os dois presidentes tiveram no Salão Oval uma breve conversa, de 13 minutos, na presença da imprensa. Biden disse "bem-vindo de volta" a Lula e destacou que era uma "honra recebê-lo de volta na Casa Branca"


O democrata reforçou ainda ver o Brasil como "parceiro natural para enfrentar os desafios atuais, globais e especialmente a mudança climática" e fez com que a defesa da democracia fosse o principal assunto da conversa. "Nossas duas nações são democracias fortes que foram duramente testadas e prevaleceram", disse, referindo-se aos ataques de 6 de janeiro de 2021 em Washington e de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. "Em ambos os casos a democracia prevaleceu", disse o líder americano numa rápida introdução.


Lula, por sua vez, fez uma série de referências ao governo Bolsonaro e disse que queria "recolocar o Brasil na nova geopolítica mundial, porque o Brasil se enrolou durante quatro anos". Lula ainda agradeceu Biden pela "solidariedade no reconhecimento" da vitória do petista e pela defesa da democracia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"O senhor sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente que não gostava de ter relações com nenhum país", disse ele, afirmando, sem citar o nome de Bolsonaro, que "seu mundo começava e terminava com fake news" e que o ex-presidente "menosprezava as relações internacionais".

 

Fonte: Folha de São Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.