NOTÍCIAS
Política
Lula recebe presidente da África do Sul em Brasília para ampliar comércio após tarifaço dos EUA
Foto: Reprodução

Estão sendo negociados acordos nas áreas de turismo, comércio e investimento, e cultura. Brasil tenta buscar novos mercados após guerra comercial dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (9), no Palácio do Planalto, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para reuniões de trabalho em Brasília. A expectativa é que, durante o encontro, os dois líderes assinem ao menos três acordos para ampliar a cooperação entre os países.

 

Os entendimentos em negociação envolvem áreas como turismo, comércio e investimentos, além de cooperação cultural.

 

A reunião faz parte da estratégia do Brasil para diversificar parceiros comerciais após o aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos. Segundo auxiliares do governo, ampliar relações com outras economias é visto como uma forma de reduzir impactos no comércio exterior brasileiro.

 

Veja também

 

Nikolas Ferreira comenta mensagens vazadas entre banqueiro Daniel Vorcaro e ministro Alexandre de Moraes

 

Filho de Lula fez transferências a secretária do governo do Ceará, mostram registros

Em 2024, a corrente de comércio entre Brasil e África do Sul somou cerca de US$ 2,2 bilhões, com exportações brasileiras de aproximadamente US$ 1,5 bilhão. Integrantes do governo avaliam que o volume ainda é pequeno, mas apontam grande potencial de crescimento.

 

Com a mesma estratégia de buscar novos mercados, Lula realizou no mês passado viagens oficiais à Índia e à Coreia do Sul.

 

O convite para a visita de Estado foi feito por Lula no ano passado durante um encontro bilateral em Joanesburgo. Na ocasião, o presidente brasileiro estava no continente africano para participar da cúpula de líderes do G20.

 

COMITIVA DE EMPRESÁRIOS

 

Ramaphosa desembarca no Brasil acompanhado de uma comitiva de empresários. A programação prevê uma reunião reservada entre os dois presidentes no Palácio do Planalto, seguida de uma declaração conjunta à imprensa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Na sequência, Lula oferecerá um almoço oficial ao líder sul-africano no Palácio do Itamaraty. À tarde, está previsto um evento com empresários brasileiros e africanos para discutir oportunidades de negócios e investimentos entre os países. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.