Encontro de chefes de Estado e de governo começa neste domingo (6/7) e vai discutir clima, IA, multilateralismo, conflitos, entre outros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na manhã deste domingo (6/7), chefes de Estado e de governo dos países do Brics, para a reunião de cúpula, no Rio de Janeiro.
O primeiro a chegar foi o ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.
O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Trata-se da primeira cúpula com a nova composição do grupo.
Veja também
Valdemar Costa Neto diz que Michelle seria a única, além de Bolsonaro, que venceria Lula em 2026
Governo vence debate nas redes sobre IOF e vê críticas ao Congresso aumentarem, diz Quaest
No encontro deste ano, o debate será focado em temas como financiamento climático, conflitos geopolíticos, inteligência artificial, saúde, entre outros.
Após a cerimônia de recepção, o grupo segue para a fotografia oficial com todos os membros. Em seguida, acontece a sessão plenária sobre paz e segurança e reforma da governança global.
Após almoço, o presidente recepciona chefes de delegação de organismos internacionais, países convidados e parceiros.
À tarde, ocorre a sessão sobre fortalecimento do multilateralismo, assuntos econômico-financeiros e inteligência artificial. Ao final, Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, oferecerão um jantar para os líderes.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Já na segunda-feira (7/7), último dia de cúpula, será realizada uma sessão plenária para discutir meio ambiente, COP30 e saúde global.
Fonte: Metrópoles