NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
22/05/2020

Maio Roxo/Covid-19: Sete fontes de nutrientes para melhorar o funcionamento intestinal e fortalecer a imunidade

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Relação saudável entre a microbiota intestinal e o sistema imunológico pode representar um fator determinante para o corpo em caso de infecção pelo novo coronavírus

Um estudo liderado por pesquisadores do Departamento de Medicina Respiratória da Universidade de Zhejiang, na China, mostrou que parte das pessoas que testam positivo para a Covid-19 apresenta disbiose no intestino.

 

Isso significa que esses pacientes apresentam um desequilíbrio na microbiota intestinal (popularmente conhecida como flora intestinal) - formada por vírus, fungos e bactérias que habitam o aparelho gastrointestinal -, reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes e provocando carência de vitaminas.

 

O impacto sobre o sistema imunológico é direto e pode ser um fator determinante em caso de infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

 

Veja também

 

Confira 7 alimentos anticoagulantes que funcionam como remédios naturais

 

Não é o só o peixe! 4 alimentos que são poderosas fontes de ômega 3. CONFIRA

 

Os médicos que participaram do estudo chegaram a elaborar uma terapia para garantir a manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal como um dos passos para a melhora dos pacientes acometidos pela doença. A proposta se baseou na administração de prebióticos e probióticos, aliada a suporte nutricional, possibilitando a redução do risco de infecção secundária pelo deslocamento de bactérias e ou seus produtos do trato gastrointestinal para locais estéreis do corpo.

 

Isso sugere a disbiose como pressuposto de Covid-19. Porém, a adoção de hábitos saudáveis pode ajudar no funcionamento correto da microbiota intestinal e do sistema imune e servir como medida protetiva contra a ação do vírus diante de uma possível contaminação.

 

O doutor em Genética e Biologia Molecular Luiz Felipe Valter de Oliveira, CEO da BiomeHub - startup dedicada ao desenvolvimento de tecnologias de ponta para a área da saúde-, destaca que a resposta imune humana ajuda a gerenciar uma infinidade de tarefas e uma das mais importantes é combater doenças e estar atento ao seu movimento é fundamental para a promoção da saúde. De acordo com o pesquisador, o sistema imunológico do intestino, chamado GALT (tecido linfóide associado ao intestino), regula sua resposta inflamatória como uma parte importante do sistema imunológico geral do corpo.

 

“O GALT precisa fazer seu corpo tolerar moléculas de alimentos e outras substâncias que são inofensivas, enquanto combate os patógenos que encontra. Comer os alimentos certos que alimentam seus microorganismos pode ajudar a manter a integridade da barreira intestinal. Como uma grande proporção de nosso sistema imunológico está alojada em nosso intestino, o microbioma intestinal desempenha papel central na determinação de quando e quão bem nossa resposta imunológica opera. Em função do Covid-19, devemos reforçar nossos cuidados, principalmente quando falamos de imunidade”, justifica.

 

Pensando nisso, nutricionistas da BiomeHub prepararam uma lista de fontes de nutrientes que, se consumidos de forma balanceada e aliados à atividade física, são saudáveis ao movimento da flora intestinal e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, são eles:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 


Proteínas: alimentos de origem animal (carne vermelha e branca, leite, ovos) e leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico).


Zinco: carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, derivados de animais e frutos do mar. amendoim, nozes, castanhas, gergelim, leguminosas, queijos.


Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras folhosas.


Selênio: a principal fonte é a castanha do Pará ou do Brasil.


Vitamina A: está presente em fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e em vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura.


Vitamina C: presente nas frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi), goiaba, acerola, pitanga, pimentão e cajú.


Complexo B:
É composto por várias vitaminas disponíveis em todos os grupos. A B12 é encontrada apenas naqueles de origem animal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2020. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.