02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
04/02/2023

Mais conscientes e mais participativos, cidadãos do interior do Amazonas decidem pôr a boca no trombone. E querem maior atuação dos órgãos de fiscalização

Foto: Reprodução

Por Xico Nery, correspodente do "PORTAL DO ZACARIAS" no interior do Amazonas - Nos últimos anos, a população do interior do Amazonas vem deixando o medo de lado. A maioria, cada vez mais, não hesita em buscar informações e documentos sobre políticos, empresários e pessoas com atuação nas cidades amazonenses.



Ouvidos pelo "PORTAL DO ZACARIAS", moradores do interior destacam que vêm aprendendo a se dirigir às autoridades por meio de orientações e acesso às Salas do Cidadão disponibilizadas por órgãos de controle no âmbito estadual e e também federal.

 

"No âmbito municipal, a coisa é devagar e não chega ao andar de cima", afirmam.

 

 

Veja também

 

Dinheiro que deram sumiço do Fundeb e de emendas milionárias liberadas por deputados e senadores podem levar a uma pronta intervenção federal na educação do município de Lábrea, interior do Amazonas. VEJA VÍDEO

 

Vítimas de crime de abuso sexual sob autoria atribuída ao secretário de educação de Lábrea insistem na retomada dos casos pela Justiça e Ministério Público do Amazonas

 

Enquanto Prefeitura e Câmara de Vereadores favorecem

aliados, a população de Canutama padece com as

enchentes do Purus todos os anos

 

Com esse tipo de intervenção popular, cidades como Japurá, Jutaí, Coari, Boca do Acre e São Gabriel da Cachoeira já conseguiram denunciar licitações suspeitas e contribuírem para frear a corrupção entre vereadores e prefeitos, além de atrairem operações da Polícia Federal e uma maior atuação do Ministério Público (Estadual e Federal).

 

De acordo com relatos, cidadãos comuns dessas regiões amazonenses têm colaborado com as autoridades na tentativa de desvendar assassinatos entre políticos, desvios no rateio do Fundeb, Fundef e na saúde, bem como o enriquecimento de políticos, alguns sucessivamente reeleitos.

 

Esta semana, o “PORTAL DO ZACARIAS” recebeu informações sobre denúncias de que políticos estão envolvidos em fraudes em processos licitatórios em vários municípios do interior do Amazonas, o que demandaria uma maior atuação com a pronta intervenção dos tribunais de Contas (Estado e União) e da Polícia Federal.

 

Também recebemos a informação de que, em menos de dois anos, um ex-empregado de uma empresa, supostamente demitido por “justa causa” e que migrou de Manaus para a cidade de Canutama, tem uma vida de luxo e ostentação na cidade. Segundo informações, “ele vem comprando vários imóveis, investindo pesado na cidade”. E hoje é um forte aliado do prefeito e da presidente da Câmara de Canutama.

 

"O milionário manauara tornou-se, em pouco tempo, aliado de políticos locais e já despontaria no ranking dos mais ricos da cidade", ressaltam vereadores.

 

Além do suposto empresário, fontes afirmam que a população vem sendo surpreendida com pessoas que nada tinham e que agora “montaram empresas que se tornaram campeãs de licitações para obras, serviços de eletricidade, refrigeração, medicamentos, combustíveis (mais na rota de Manaus a Canutama), passagens, alimentos e vagas em rede de hotéis na cidade”.

 

Ha informações também de que, em Canutama, na Mesorregião Sul amazonense e Microrregião do Purus, a cerca de 638 quilômetros da Capital Manaus, prefeitos compraram imóveis para filhos que não trabalham e presentearam sogras com imóveis no bairro D. Pedro, em Manaus.

 

 

Olha o império da Maria em nome dos laranjas Robson

Teixeira e esposa, antes no nome do enteado assassinado

 

O rol denúncias não para. Fonte do "PORTAL DO ZACARIAS" pontuam que “na região do rio Mucuim, um afluente do Purus, políticos com mandato atual se tornaram fazendeiros e donos das terras mais férteis da região, no pouco tempo que entraram na política canutamense”.

 

Um nome que não ficaria de fora de uma possível investigação séria por parte das autoridades, segundo as mesmas fontes, “é a presidente da Câmara, Maria Aparecida Siqueira de Almeida, a Maria do Teixeirinha”.

 

 

Maria Aparecida Siqueira de Almeida Teixeira de Almeida

e José Roberto Ointes (O ZÉ Roberto), presidente

da Câmara e prefeito de Canutama

 

Ex-dona da única Lotérica (Caixa) da cidade, Maria do Teixeirinha responde a vários processos no Judiciário amazonense devido à forte atuação do Ministério Público Estadual (MPE). Ela, no momento, recorre de uma condenação na Justiça, conjuntamente com um ex-secretário de Saúde do Município.

 

A ela é atribuído, ainda, suposto favorecimento a uma empresa de um irmão em contratos com a Prefeitura local, bem como responderia por uso considerado indevido da estrutura da Câmara em benefício próprio.

 

O caso está sob a responsabilidade do MP. Também é acusada de interferir, em plenário, para não aprovar projetos e indicações de colegas que se declararam opositores à sua reeleição. Ela lidera a base aliada do prefeito na Casa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O município de Canutama, segundo o IBGE tem um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, que é de 0,530 - considerado muito baixo. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.