NOTÍCIAS
Meio Ambiente
Mais da metade das espécies de aves do mundo está em declínio populacional
Foto: Reprodução

Alerta vem com atualização da Lista Vermelha Internacional, elaborada pela IUCN, anunciada nesta sexta durante o Congresso Mundial de Conservação, em Abu Dhabi

O mundo enfrenta duas crises: a climática e a de perda de biodiversidade. Esse cenário foi ressaltado com os dados da atualização da Lista Vermelha (Red List) de Espécies Ameaçadas, produzida pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). A nova avaliação revela que 61% das espécies de aves do mundo sofrem com o declínio populacional.

 

Ou seja, suas populações estão cada vez menores e mais vulneráveis. As principais causas por trás desse encolhimento são a perda e degradação de habitat, movidas principalmente pela expansão agrícola e a exploração de madeira. A lista destaca ainda o impacto cada vez maior das mudanças climáticas sobre animais, plantas e fungos.

 

A atualização da lista foi feita nesta sexta-feira (10) durante o Congresso Mundial de Conservação da IUCN, realizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, entre os dias 9 e 15 de outubro. O evento marca o 60º aniversário da Lista Vermelha Internacional, que há décadas monitora o estado de conservação das espécies.

 

Veja também 

 

TFFF - A aposta do Brasil para salvar as florestas tropicais

 

Litoral fluminense tem oito praias com o certificado Bandeira Azul

Ao todo, foram avaliadas 172.620 espécies da fauna, flora e fungos – mais de 3.300 delas pela primeira vez. E 48.646 delas, quase 30%, estão sob algum grau de ameaça: Vulnerável, Em Perigo ou Criticamente Em Perigo, este último o nível mais severo de risco de extinção. Há ainda as espécies Extintas na Natureza, aquelas que sobrevivem apenas sob cuidados humanos, em zoológicos, criadouros ou jardins botânicos.

 

Foto: Reprodução

 

Outras dez espécies foram avaliadas como Extintas. Ou seja, perdidas para sempre. Entre elas uma ave migratória costeira, o maçarico-de-bico-fino (Numenius tenuirostris), registrado pela última vez no Marrocos em 1995.

 

O trabalho avaliou – pela 8ª vez desde 1998 – todas as espécies de aves conhecidas no mundo, num esforço de nove anos que envolveu milhares de especialistas, liderado junto ao BirdLife International. Das 11.185 espécies de aves, 1.256 (11,5%) estão sob algum grau de ameaça no planeta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O que mais chamou atenção entre os especialistas, entretanto, foi identificar um aumento preocupante nas espécies com populações em declínio. Na última avaliação das aves, feita em 2016, esse número era de 44%. Menos de uma década depois, saltou para 61%. Ou seja, que mesmo espécies que ainda não são classificadas como ameaçadas, estão cada vez mais vulneráveis. 

 

Fonte: O Eco

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.